quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Bolo de cacau com recheio de framboesa




Não se deixem intimidar pela associação dos sabores cacau e framboesa. Mesmo que pertençam ao grupo de pessoas a quem esta ideia não parece apelativa em teoria, experimentem que vale a pena. É uma boa surpresa.


Bolo de cacau com recheio de framboesa

2 ovos
200g de açúcar mascavado
200g de farinha com fermento
50g de manteiga com sal
2 gotas de aroma de rum
100ml de natas ou leite
cacau a gosto (usei cerca de 35g)
recheio:
framboesas
açúcar em pó
(devem guardar-se algumas framboesas e açúcar em pó para decorar no final)

Bater muito bem todos os ingredientes do bolo acrescentando-os pela ordem indicada. Levar ao forno numa forma redonda sem furo. Gosto de untar a forma com manteiga e pão ralado porque os bolos ficam com uma cor mais bonita no final. Forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Deixar arrefecer um pouco, desenformar e cortar o bolo a meio antes de estar totalmente frio.

Triturar framboesas e açúcar em pó até se obter uma pasta não demasiado líquida (também se pode usar compota ou doce de framboesas). Barrar a superfície de metade do bolo com este preparado de framboesas e cobrir com a outra metade. Decorar com framboesas e polvilhar generosamente com açúcar em pó (porque o bolo em si não é muito doce devido ao cacau). Está pronto!



4 comentários:

Isa disse...

Parece-me muito bem!

Val disse...

Uau, estás cada vez mais profissional nos teus bolos! Apesar de não riscar nada em pastelaria, penso que a associação cacau/frutos vermelhos parece-me funcionar muito bem ! beijinhos!

Raquel Henriques disse...

Cacau e framboesa é dos meus pares preferidos!

Raquel Úria disse...

Sim, Val e Raquel, a mistura funciona maravilhosamente! Só falei nas resistências de algumas pessoas porque ofereci deste bolo a amigos e tive pelo menos duas pessoas a dizerem-me que estava óptimo e que ainda bem que eu não lhes tinha dito que tinha recheio de framboesa antes de provarem porque provavelmente não o teriam experimentado se soubessem. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...