sexta-feira, 26 de abril de 2013

ervas aromáticas na cozinha quotidiana





Desde o louro e orégãos que trago do quintal dos pais, até ao manjericão, hortelã, tomilho, alfazema e alecrim que consigo manter em vasos em casa ou a pimenta vermelha que encontro ocasionalmente em passeios, a verdade é que facilmente se encontra uma variedade enorme de ervas e condimentos naturais aromáticos, mesmo no mercado.

São, regra geral, muito saudáveis e, além de trazerem aroma a qualquer prato, com certeza já ouviram ou leram em algum lado que as aromáticas permitem reduzir a quantidade de sal mantendo o sabor. No nosso dia-a-dia em casa, não há nenhuma refeição rápida - por mais básica e sem pretensões que seja - que prescinda de ervas aromáticas. Dou-vos um exemplo clássico. Uma refeição de bife de perú com batatinhas no forno, ovo estrelado e salada de tomate e cenoura. Cenoura ralada não é a mesma coisa sem orégãos secos. Tomate pede sempre manjericão. Um ovo estrelado passa para outro nível se for polvilhado com folhas de tomilho. As batatinhas novas assadas com pele no forno, são uma delícia se, ao tempero de azeite (virgem extra) e vinagre balsâmico, acrescentarmos bastantes folhas de coentros frescos e os bifes de perú ficam óptimos com um toque de louro e cebolinho picado. Continua a ser uma refeição quotidiana simples mas a variedade de sabores quase a eleva para uma experiência de degustação!

14 comentários:

pontos disse...

Ovo estrelado com tomilho? Tenho que experimentar. :)
Sim, salada não é salada sem oregãos ou folhas de poejo frescas, batata-doce no forno às rodelas com azeite e tomilho ou alecrim é divinal, um copo de água com um pouco de sumo de limão e umas folhas de hortelã é tão refrescante, basta tão pouco para melhorar o sabor das coisas. E ter as plantinhas a crescer ao pé de nós é quase mágico.

Val disse...

As ervas dão um up instantâneo aos pratos,são pózinhos mágicos.Em casa a última descoberta foi o tomate seco(ok,não é erva).Veio de Itália,cá estou a ter dificuldade em encontrar.Fica ótimo nas saladas...

Inês disse...

Não conhecia o ovo estrelado com tomilho.
Realmente às vezes desleixamo-nos com a comida e usar ervas arométicas é uma mais valia. Tenho que usar mais!

Mariposa Colorida disse...

Eu tenho uma listinha com tudo aquilo a que faz bem cada uma das ervas aromáticas mais conhecidas. E vou usando sempre!

ei! kumpel disse...

Vivam as ervas aromáticas, sou grande fã!

(esse ovo estrelado deixou-me a salivar Raquel!)

Raquel Úria disse...

pontos: A hortelã... hum!

Val: O tomate seco não é erva mas sim, é muito bom. Eu compro ou no Pingo Doce (em saquetas como os frutos secos e na zona deles) ou no Jumbo (vem em frascos de conserva, dentro de azeite). Espero ter ajudado!

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

blhac. tem tudo péssimo aspecto, como sempre.

Raquel disse...

Muito bom aspeto!!!

pontos disse...

Sim, quando a hortelã cresce em demasia, há que lhe dar saída. :) Deixar umas folhas dentro da água durante umas horas deixa a água muito saborosa e refrescante.

Raquel Úria disse...

Sim, águas aromáticas são mesmo boas e não nos deixam cheios de sede a seguir! Também gosto com folhas de hortelã. Ou de majericão. Ou com frutos vermelhos ou rodelas de citrinos. :)

pontos disse...

E o ovo estrelado está mais que aprovado! :)

disse...

Nunca utilizei o tomilho na cozinha, estou muito curiosa porque ultimamente muita gente me fala do tomilho. Tenho mesmo de experimentar.

Raquel Henriques disse...

Então e diz-me lá: um bacalhau assado com batatas a murro vai bem com que ervas???

Raquel Úria disse...

O bacalhau fica bem com molho à espanhola (com muita salsa) e as batatas com coentros. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...