Há uma lojinha minúscula em Alfama, na longa Rua dos Remédios, que abriu portas há mais de 80 anos. Descobri-a há algum tempo. Tem botões únicos e muito bonitos, dos que se produziam em Portugal nas fábricas que, entretanto, têm vindo a fechar as portas ao longo dos anos. Há botões em vidro e em várias ligas de dureza e brilho intermédio até às mais baratas de plástico. Se forem passear com tempo, podem mesmo ficar um bocado a conversar com o proprietário que mantém a tradição familiar, sabe tudo sobre tecidos, botões e a história dos últimos 50 anos de Portugal. Talvez por ter só um ano de diferença da idade da loja e já ter percorrido quase todo o país a vender botões!
5 comentários:
muito bonito!
por falar em botões...
essas fotografias és tu que tiras ou já andam na net? é que são óptimas =)
:)
Obrigada! As fotografias são todas minhas com muito raras excepções (como a do post anterior, por exemplo) mas em que refiro sempre a fonte com link.
Mesmo lindos!! =)
Fixe. Tenho que passar por lá.
Acho que foi por causa deste post que sonhei com botões esta noite. Sonhei que ia a uma retrosaria lá no Porto, que tinha no sótão um monte de coisas antigas. Entre elas retalhos enormes de tecidos lindos a 1€ e, delícia das delícias, um saco enorme cheio de placas assim, de botões lindos de todas as cores e feitios. Diz que aquilo já não se vendia por isso perguntei quanto queriam pelo saco todo e trouxe-o para casa!!
Estou a tornar-me numa pessoa estranha, agora sonho com botões e tecidos :))
Enviar um comentário