domingo, 8 de julho de 2012

camélias?





8 comentários:

Nani Andrade disse...

Que bonitas Raquel.

R. disse...

Oh... não conhecia estas camélias. Logo eu, que gosto tanto de camélias... Love it :)

Trabalho a 4 mãos disse...

Olá Raquel
Sabes mais detalhes desta árvore maravilhosa?
Eu ando intrigada desde o dia em que tu fizeste o primeiro post, mas só agora ganhei coragem para perguntar;-)
Eu vi estas flores pela primeira vez há 2 anos no Algarve, talvez nas ruas de Portimão. Na altura fiquei maravilhada, pois eram completamente desconhecidas para mim, até trouxe uma flor para casa (isto não se pode dizer!!). Depois vi-as de novo no teu blog e li que eram camélias.
Eu tenho duvidas porque nunca vi nenhuma cameleira com as folhas sem ser brilhantes, mesmo aquelas que têm as flores muito parecidas com estas e os botões também não são bem iguais. Recordo-me que até a forma da árvore era diferente, mais este aspeto pode ter a ver com o clima, com a poda, o solo, etc,
Eu não passo duma observadora sempre atenta à natureza e sei que por aqui há imensas cameleiras mas ainda não vi nenhuma como esta.
Beijinho Sandra

Raquel Úria disse...

Sandra: também não conhecia camélias assim (nem com tão poucas pétalas!) mas, de facto, as folhas e o resto assemelham-se muito às cameleiras e, depois de ter perguntado no blogue se alguém sabia de que espécie era esta árvore, identificaram-na como camélia (nos comentários aqui: http://ervacidreira.blogspot.pt/2011/06/verao-2011.html). Na rua ao lado de nossa casa há dezenas e cheias, cheias de flores a cair por cima dos carros no estacionamento, lindas.

Do que fui pesquisar a seguir, na altura, fiquei convencida de que será um híbrido mas conhecido como camélia na mesma. Aliás, se pesquisares imagens com "camellia winter star" encontras exemplares parecidos. Nestas alturas tenho pena de não ter em casa uma boa chave dicotómica. Tenho que arranjar!

Trabalho a 4 mãos disse...

olá Raquel
Pensando melhor acho que foi em Monte Gordo e não em Portimão que as vi as árvores floridas, única vez, mas tenho a certeza que são as mesmas das tuas fotografias.
Eu vi o teu post de 2011, foi logo nessa altura que fiquei intrigada (já nessa altura era tua seguidora assídua:-)) mas como não tinha blog, nunca fazia comentários).
Outro aspeto que me deixa a pensar é que nesta época do ano as cameleiras já não têm flores, excepo algumas tardias.
Mas é verdade que pode ser um híbrido. São lindas e também gostava de as ter numa rua perto de mim:-)
Beijinhos Sandra
Beijos

Ana Nunes disse...

umas das flores ícones do cinema (e da literatura). e as flores favoritas da minha avó. gosto muito.

Alexandra Macedo disse...

As flores são muito bonitas, mas também tenho dúvidas de que sejam Camélias. :-)

Raquel Úria disse...

ok, já somos muitos com mais dúvidas que certezas, vou acrescentar um ponto de interrogação ao título do post! Vou mesmo! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...