sábado, 24 de outubro de 2015

"crab cakes" com maionese de coentros e lima



Há anos que sonhava com isto! Cada vez que via receitas de crab cakes (pasteis de caranguejo) ficava com vontade de os provar, mas em Portugal não é nada fácil encontrar algo parecido e, curiosamente, apesar de vivermos num país à beira mar, não se comem muitos caranguejos. Sem contar com as sapateiras, esses caranguejos gigantes deliciosos!

Encontrei caranguejos com muito bom aspecto à venda e não hesitei. Cozi-os em água com sal e depois perdi uma boa meia hora (ou mais) a partir carapaças e a separar a "carne". Juntei uma chalota picada, um ovo, salsa cortadinha, 1 malagueta vermelha comprida em tirinhas pequenas - sem as sementes, 2 dentes de alho bem picados, sal e pimenta a gosto, pão ralado para dar consistência ao pastel e depois mais um bocadinho para o envolver. Fritei as bolinhas achatadas em pouco óleo (mas bem quente) até dourarem.

Para a maionese, basta acrescentarem-se aos ingredientes habituais o sumo de uma lima e um molhinho de coentros, e triturar bem (também se pode usar maionese de compra e acrescentar estes dois ingredientes, batendo muito bem).

O toque da lima fica mesmo bem com o sabor a caranguejo, espremam um quarto da lima por cima dos pasteis que vale a pena!

Não será definitivamente uma das refeições mais saudáveis do mês mas, feita em casa e com bons ingredientes, também não é nenhuma facadinha fatal numa dieta equilibrada. E é uma delícia!



4 comentários:

MAG disse...

Têm um aspecto maravilhoso!

diariodemiroca disse...

Que delicia..nham nham amoo caranguejo:)

Raquel Úria disse...

:)

E aí deve haver caranguejos óptimos Thamiris!

Unknown disse...

Hum que boa ideia!
Por cá, quando o homem vai á caça submarina e traz navalheiras (maiores q os caranguejos e mais pequenas que as sapateiras) fazemos um arroz que é de chorar por mais....!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...