segunda-feira, 1 de junho de 2015

cozinha tradicional - feijoada portuguesa



Este é um post robusto, não necessariamente bonitinho e consensual. Ninguém disse que era fácil escrever sobre panelas de pressão e feijoadas!

No mês passado comprámos a nossa primeira panela de pressão. Nunca antes na vida tinha usado uma. Confesso-vos que tinha até algum medo. Afinal, as indicações de segurança são simples e cozinhar com vapor em pressão tem-se revelado bastante seguro e nada de outro mundo. Já os resultados... esses sim, são mesmo de outro mundo! Temos experimentado vários pratos mais pesados que raramente fazíamos antes e que agora demoram um quarto do tempo. Um desses pratos foi esta belíssima feijoada tradicional portuguesa. Bem sei que não é tão glamorosa como os batidos verdes com sementes estranhas mas, quero lá saber! Este molho rico e maravilhoso com couve lombarda a desfazer-se? Sim, por favor.

Têm panela de pressão em casa? Costumam usar? Para fazer o quê? Agradeço já todas as sugestões!


6 comentários:

Unknown disse...

Pois eu sempre vivi com panelas de pressão! O meu pai é um adepto e passou-nos a vontade! Gosto de cozer grão e feijão previamente demolhado, a carne fica bem mais saborosa e tenra, ervilhas, favas, couves e repolhos qd os temos caseiros e, no inverno é a panela de eleição para fazer as sopas! No verão, descansa um pouco, pois os apetites são outros!
Beijinhos e bons cozinhados!!

Helena Gonçalves ou Lenny disse...

Olá Raquel, eu não tenho panela de pressão.
Já estive várias vezes para comprar mas acho caro e fica sempre em espera.
Quanto à tua feijoada... Tem cá um aspeto! Eu adoro tudo que leve feijão.
Beijinhos:)

Raquel Úria disse...

Ai! Ervilhas, favas, repolhos... Obrigada!

Raquel Úria disse...

Suspeito que me vou divertir a experimentar tudo! :)

Raquel disse...

Ervilhas, grão, feijões de toda a espécie, favas, lentilhas e até para cozer seitan em menos de metade do tempo. :) Também comecei a usar há pouco tempo, mas é uma ajuda preciosa e que nos permite comer as coisas sem estarem enlatadas.

Catarina disse...

Nós temos uma da Silampos mas só a uso para fazer sopa... Mas fiquei mesmo com vontade de fazer uma feijoada!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...