terça-feira, 26 de maio de 2015

CACAU - ou o segredo de um bolo de chocolate a sério




Já tinha saudades de fazer bolos de chocolate a sério - com cacau mesmo! Não sei se já repararam mas cada vez vai sendo mais difícil encontrarmos cacau à venda. Antes vendia-se em todo o lado. Bebia-se chocolate quente a sério e não leite achocolatado. Agora, quase todas as receitas são feitas a partir de tabletes de chocolate derretido ou chocolate em pó. Se lerem bem a lista de ingredientes percebem que ambas as alternativas vêm cheiss de ingredientes que não interessam e que a percentagem de cacau presente deixa muito a desejar. Um bolo feito com cacau é outro campeonato!

Bolo de chocolate
150g açúcar mascavado
2 ovos
100g farinha (de trigo simples s/ fermento)
150g manteiga meio sal
250ml leite
cacau a gosto (eu gosto de muito, usei ca. 50g)
3 gotas de essência de rum (eu usei mas é facultativo)

Ir juntando por esta ordem. Bater tudo muito bem. Ajustar os ingredientes consoante o gosto e para a massa ficar com consistência cremosa.

manteiga e pão ralado - para untar a forma
icing sugar - bastante para polvilhar no final
Forno - máximo 30min 180ºC (dependendo do forno, convém vigiarem bem)


9 comentários:

Raquel Úria disse...

Se alguém estiver com dúvidas em relação à quantidade de cacau a usar, vão adicionando uma colher de cada vez e misturando bem até toda a massa ficar com a cor certa - com aquele ar de chocolate a que não se consegue resistir, sabem?

Unknown disse...

Ui que já estou com água na boca! Podes enviar uma fatia para a costa alentejana?!?! :)
Beijinhos Xana

Guilhim disse...

Eu tenho dúvidas é sobre a velocidade de o comer!!

Catarina disse...

Que aspecto delicioso!!
Receita simples, como eu prefiro!
Beijinhos

Val disse...

Raquel, como sabes a cozinha não é a minha área. Iria assassinar o teu bolo. Então fico a babar nas tuas belas fotos, que adoro, adoro. Bj

Raquel Úria disse...

Xana: desta vez não sobrou nem uma fatia para contar histórias (até se comeu antes de arrefecer!!). :)

Pois, Guilhim Cris, não é sobremesa para todos os dias. Uma vez por mês, vá! Ou duas.

Experimentem!

Val: eu não sei de nada! Vais dizendo que a cozinha não é a tua área mas eu sei que és exigente e que o que fazes é sempre bem feito, por isso... até provas em contrário, ainda suspeito que te saias bem melhor do que esperas!

MaçãPipoca disse...

Que bolo tao lindo! E deve ser mesmo delicioso! Hei-de exoerimentar! Confesso que o bolo de chocolate que mais faço é batido naliquidificadora e com chocolate em pó... A toalha vermelha com os pontinhos brancos é linda. As fotos são sempre lindas.
Beijinhos, Susana

MaçãPipoca disse...

Que bolo tao lindo! E deve ser mesmo delicioso! Hei-de exoerimentar! Confesso que o bolo de chocolate que mais faço é batido naliquidificadora e com chocolate em pó... A toalha vermelha com os pontinhos brancos é linda. As fotos são sempre lindas.
Beijinhos, Susana

Cá de Casa disse...

Parece excelente!
Realmente é bastante difícil encontrar cacau...
E nas tabletes é preciso muita atenção porque as percentagens são quase sempre baixas e as que têm no mínimo os 70% o preço dispara...

Beijinhos,
Carolina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...