segunda-feira, 28 de maio de 2012

atum à Brás




É há demasiado tempo que não faço atum à Brás. E nem me lembro se já deixei aqui a receita mas, vai assim:


Saltear uma cebola picada em azeite (uso um wok em ferro). Acrescentar um pimento vermelho picado assim que a cebola esteja dourada. Deixar cozinhar e depois baixar a temperatura antes de acrescentar 2 latas de atum (conserva em azeite). Adicionar batatas fritas palha (1 saco médio) e misturar tudo muito bem. Juntar 3 ovos médios batidos previamente com 200ml de natas ou de leite. Misturar enquanto o ovo cozinha (como no famoso bacalhau à Brás) mas não deixar demasiado tempo, deve ficar suave e não queimar. Azeitonas e salsa completam o prato. Mais económico e fácil é difícil. Bon apetit!

9 comentários:

Nani Andrade disse...

Por acaso não sei se vi aqui se noutro lado, mas acho que era receita tua. Tennho mesmo que experimentar, porque aqui somos todos fãs de atum.

Selma Tabita disse...

Experimenta com alho francês em vez do atum, Raquel. É mesmo bom! Também já deixei a receita no meu blog (um destes dias).

Beijinhos**

ei! kumpel disse...

QUE saudades de comer bacalhau à brás… e tivesse eu aqui batata frita palha e experimentava a tua receita num instante! Eu sei que se pode fazer a batata palha, mas demora muito tempo ;)

margarida

Guilhim disse...

Adivinha quem já sabe o que vai almoçar amanhã?!

Beijinhos!

R. disse...

Vou experimentar. Sou fã de atum e de "à brás". Só posso amar isto :)

R. disse...

Oh Selma, não encontro a receita com alho francês lá no teu blog, mulher. E também me dava jeito, que tenho ali um alho francês que não sei o que fazer-lhe. Uma ajudinha a esta alma carecida, please :) Merci. Ah, e, já agora, quando for grande peço-te para me tirares uma foto, porque só tiras fotos giras e a pessoas lindas (e eu tenho para mim que também te devem calhar pessoas menos lindas, mas tu tens aí uma máquina mágica... e eu gostava de experimentar). Pronto, é isto. Sou a R., está bem. Beijinhos*

Raquel Úria disse...

R.baby, o blogue de que a Selma fala é privado (beijosepapasdeleite) mas a receita (para bimby) é:

“Alho Francês à Brás”

Ingredientes:
300g de Alho Francês
400 g de Batata Palha
6 Ovos
400 g cebola
2 Dentes de alho
100 g de azeite
Sal, Pimenta q.b.
Salsa/Coentros
Azeitonas

Coloque no copo o azeite, a cebola, os alhos e programe 5 seg/vel 5. Refogue 5 min/Varoma/vel 1. Adicione o alho-francês e programe mais 5 min/100ºC/Inverso /Vel. Colher de Pau. Junte a batata palha e programe 3 min/100ºC/ Inverso /vel 2. Coloque numa frigideira e leve ao lume. Sem lavar o copo, deite os ovos e bata durante 10 seg/vel 2. Deite o preparado por cima do alho-francês, misture tudo muito bem, junte a pimenta, a salsa/coentros e rectifique o sal. Enfeite com as azeitonas.

R. disse...

Não tenho bimby, mas vou adaptar.
Merciiii :)
Beijinhos às duas!

Trabalho a 4 mãos disse...

que pena as minhas dores de estomago andarem a querer manifestar-se, mas quando me esquecer delas vou lembrar-me da tua receita. :)
sílvia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...