sábado, 7 de janeiro de 2012

pão, essa pequena maravilha






A uma receita normal de pão caseiro branco, adiciono 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de alho em pó e orégãos (secos) a gosto. Depois de levedada, coloco metade da massa na forma de bolo inglês,  cubro com rodelas de chouriço, sobreponho a restante massa e enfeito com sementes (neste caso pevides, mas já usei de girassol, sésamo, linhaça...). Levo ao forno a 50º para continuar a levedar e depois de crescido aumento a temperatura para 180º durante cerca de 30 a 40 minutos até estar cozido a gosto. Deve-se colocar um recipiente com água no forno durante a cozedura. É a irmã do meu marido quem costuma fazer este pão de forma sublime, eu limitei-me a inventar e ficou parecido. Sara, vem cá corrigir-me caso não seja nada assim!

3 comentários:

sara disse...

Uma pequena correcção, mas que faz toda a diferença em massas de pão e de pizza: umas 2 a 3 colheres de sopa de leite em pó.
Esse está com um aspecto maravilhoso!

Anónimo disse...

o meu pão nunca si bem.
Amassas com máquina?

erva doce

Raquel Úria disse...

Este foi com a máquina, erva doce. Já fiz à mão e saiu bem, mas a temperatura ambiente faz muita diferença (e a temperatura das mãos também). Com a máquina, esse factor fica controlado.

É verdade, Sara. Nem disse mas lembrei-me de me teres dito isso, só que, como não tinha leite em pó em casa, substituí a água da receita normal do pão por leite. Não é a mesma coisa mas acho que se aproxima mais. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...