A comida que sabe melhor é sempre a que nos faz pior? Pergunta que faço depois de comer meia tablete de chocolate milka.
A famosa cozinha mediterrânica (que apregoam ser tão saudável) inclui as alheiras? E os enchidos em geral? E as carnes salgadas? É que a cozinha tradicional portuguesa (rancho, cozido à portuguesa, carne de porco à alentejana...) é bastante pesada, rica em gordura e sal. Mas também não está cheia de aditivos, nem açucares simples, não é artificial nem processada, sabe bem e sacia. Diga lá senhora nutricionista: é de evitar ou promover?
5 comentários:
i love milk
erva doce
eu, que de nutricionista não tenho nada e por isso não devia estar a mandar "bitates", diria que é tudo uma questão de equilíbrio :)
A especialista diz:
"Tu és má :)
Depois respondo, com mais calma! Mas, curiosamente, hoje vou falar sobre a alimentação mediterrânica (e vegetariana e macrobiótica). A mediterrânica também inclui banha de porco, em algumas zonas, por exemplo. Mas não é isso que a caracteriza. A base da alimentação são as frutas, vegetais, azeite... depois o peixe algumas vezes por semana e as carnes vermelhas existem quase só nas épocas festivas.
Mas depois escrevo lá com mais tempo!"
Lá, é aqui. Entretanto, vou comendo fruta. :)
LOL :)
Afinal puseste aqui a resposta :) Completando a minha resposta inicial, uma dieta tipicamente mediterrânica é algo como o representado nesta pirâmide:
http://www.safe-and-easy-weightloss.com/images/MediterraneanFoodPyramidGraphic.jpg
A feijoada, as alheiras, enchidos são comidas tipicamente portuguesas. Uma coisa são as comidas típicas portuguesas, outra é o padrão mediterrânico. Neste, a feijoada, as carnes vermelhas e outras comidas menos boas existem em pequenas quantidades, quase só em dias de festa. Se pensarmos, a carne era um luxo! E estes países tinham mais facilmente acesso aos produtos do campo e ao peixinho, uma vez que estavam perto do mar.
De resto, a comida típica portuguesa, infelizmente, é muito salgada (e os principais fornecedores de sal são as sopas!) e o padrão mediterrânico apresenta muito pouco sal! Porquê? Devido ao uso e abuso das ervas aromáticas que ajudam a reduzir a necessidade deste ingrediente.
Para terminar, a Grécia (e a Itália) que são países muito associados ao padrão mediterrânico tem cerca de 75% de pessoas com excesso de peso, precisamente porque se têm vindo a afastar do padrão mediterrânico!
Espero ter respondido de forma profissional, lol :) e desculpa a demora!
Deixo este artigo, para quem quiser saber um pouquinho mais:
http://www.unric.org/pt/actualidade/18630
Beijinhos!
Obrigada. Li e aprendi algumas coisas. Não tinha a mínima noção destes números. *
Enviar um comentário