sexta-feira, 27 de outubro de 2017

alguma coisa parece não bater certa




Sei que nós temos memória curta e uma tendência para dramatizar. Por "nós", podem entender "humanos", "mulheres", "portugueses" - o que preferirem! - porque as generalizações valem o que valem (muito pouco). Mas apercebo-me muitas vezes da minha própria memória curta em vários contextos - quer quando encontro textos que escrevi na adolescência e que sou incapaz de me imaginar a escrever, como quando percebo que a minha memória seletiva dourou acontecimentos concretos do passado. Ora, um blogue que escrevemos há anos (este tem mais de 11, imaginem!) tem esse lado bom de nos trazer a verdade à memória por permitir que recorramos aos arquivos e facilmente confirmemos como era a vida em meses e semanas de outros anos (com um bocado de paciência, há outras redes sociais que permitem o mesmo).

Hoje estava a almoçar uma salada na varanda, com manga curta, cheia de calor, e não há como não ter a sensação de que alguma coisa não está bater certa. É quase Novembro! É normal estarem mais de 30ºC no final de Outubro? Por saber dessa tendência para esquecer depressa, pensei que talvez sim, talvez não fosse assim tão absurdo nem tão diferente dos últimos anos. Fui tentar confirmar. Já encontrei um 5 de Novembro em que escrevi "enquanto o frio a sério não chega" mas as mantinhas, os pratos de forno, as botas e os casacos das fotografias de Outubros passados, fazem-me suspeitar que, apesar dos céus azuis com Sol a brilhar intensamente, não é mesmo nada normal estar tanto calor. Claro que é assustador! Não é inesperado mas os efeitos do aquecimento global são daquelas previsões que, no fundo, desejávamos com muita força que não se confirmassem. E têm-se confirmado. Não param de se confirmar.



3 comentários:

Raquel disse...

À tua conta fui passar os Outubros todos do blog a pente fino. Ora aqui vai a minha "estatística":
2017 - .............
2016 - 21/Out
2015 - 9/Out
2014 - 28/Out
2013 - 24/Out
2012 - 17/Out
2011 - 16/Out
2010 - 20/Out
2009 - 20/Out
2008 - 25/Out
2007 - 28/Out
2006 - n tenho registo
2005 - 12/Out

Concluo que o último Outono de jeito se deu no ano da graça de nosso Senhor de 2005. 2015 foi atípico. A exceção a confirmar a regra.

Raquel Úria disse...

Raquel, são as datas em que chegou o Outono não oficial mas real? :)

Tenho mesmo essa forte suspeita de que o clima deste ano está a ser bastante mais normal do que ouvimos por aí nas "conversas de café". No fundo, conversas que ouvimos e repetimos todos os anos. A grande triste diferença foram os incêndios e um bocadinho menos de chuva num dia ou outro de Julho e Agosto. O frio e a chuva hão-de chegar e até Abril ainda há muitos meses para penar (ou usufruir, para que goste!).

Raquel disse...

Sim, as datas em que eu menciono algo concreto que indica que começou o tempo mais fresco ou a chuva a sério, ou em que as fotos me indicam que a roupa que estamos a usar
já é mais quente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...