quarta-feira, 4 de novembro de 2015

abrandar a vida até à velocidade certa



Uma das coisas que muita gente esquece na correria dos dias é que tudo conta. Eu também me esqueço. Não há nada no nosso dia, por mais insignificante, que não contribua para, no final, sentirmos que foi um bom dia. O despertador que não toca, o elevador que não vem, o fecho que encrava, o salpico de café na camisola mesmo antes de sairmos, a vizinha que não responde quando a cumprimentamos, o vento que nos vira o guarda-chuva, o carro que não pega. São tantas as coisas que começam a condicionar o nosso dia logo de manhã! Mesmo que não sejam necessariamente nenhuma das anteriores, existem e são detalhes. Mas contam. São mesmo minhoquices porque, na verdade, muitos de nós nem fazemos ideia do que são problemas a sério. Quem sabe o que são problemas a sério, vê os seus dias menos condicionados por ninharias... mas elas não deixam totalmente de pesar na balança.

Da mesma maneira, as coisas boas também pesam. Equilibram. É por isso que eu tento lembrar-me tantas vezes da importância dos pequenos gestos de amor, aqueles insignificantes, que à primeira vista parecem perda de tempo. Prepararmos um pequeno almoço bonito para a família à mesa e com velas num dia de semana parece uma parvoíce. Tanta coisa para fazer, uma correria contra o tempo - e em casas com crianças, então, nem se compara a azáfama! Mas tentem por um dia. Só um dia! A toalha bonita pode ficar na mesa já no dia anterior à noite. Tudo o que não precise de frigorífico ou de ser preparado na hora também pode ficar já na mesa. Vão buscar um castiçal ou umas velas simples pequeninas e os guardanapos de pano. De manhã: cereais, torradas, café, fruta... e está feito. Bastam 10 minutos juntos à mesa - sentados mesmo - e o dia vai ser todo melhor! 




Para mim, é também o momento ideal para agradecer a Deus mais um dia de vida e confiar n'Ele para tudo o que ainda esteja por vir.


2 comentários:

Sara Freitas disse...

Que lindo, Raquel! Gostei tanto deste post, obrigada pela partilha! <3

Raquel Úria disse...

Um beijinho com saudade, Sara!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...