sábado, 28 de dezembro de 2013

ginásticas dos afectos


O casamento obriga-nos a exercitar toda a flexibilidade exigida pela ginástica de conciliar duas famílias numa só. Casam as pessoas e, no fundo, gostem ou não, casam as famílias. Isso é mais óbvio nas alturas em que, tradicionalmente, as famílias tiram tempo para se juntarem e nós comprovamos que não temos o dom da ubiquidade (por mais que o desejemos). Queremos estar com todos mas precisamos de fazer escolhas. No nosso caso particular, por as nossas famílias se entenderem muito bem e por não termos filhos, tem sido sempre possível esticarmos a corda, testarmos a nossa resistência e estarmos com ambas as famílias. Alternando anualmente, passamos a consoada com um dos lados e almoçamos com o outro no dia de Natal. A noite ou manhã é passada em viagens, mas compensada pelos abraços em dobro.

Este ano, os meus pais resolveram ir passar o Natal fora de Portugal e, assim, pela primeira vez em 10 anos, a lotaria inverteu-se e consoada e almoço de Natal foram passados no mesmo sítio e sem viagens pelo meio.



Fomos 16 à mesa e foi tão bom estarmos juntos!

4 comentários:

Bombom disse...

"Revi-me" no lugar da pequenina que olha embevecida a taça dos Sonhos! De tudo, o que me lembro melhor eram os Sonhos com Calda que a minha mãe fazia todos os Natais, já lá vão sessenta e muitos anos...
A Mesa da Festa estava "deliciosa"!
Cá em casa, passa-se como na tua: este ano os filhos , noras e netinhos vieram na véspera de Natal e no dia foram passar com os sogros. Para o ano é natural que seja ao contrário, veremos.
Desejo-te um Feliz 2014, com muitos sucessos e boas realizações. Beijinhos da Bombom

Sónia RM disse...

Por aqu os Natais também são repartidos pelas duas famílias :)

Val disse...

´"ginástica dos afetos" diz tudo: quando deixamos de ser só uma pessoa e passamos a ser dois ou mais, temos que nos desdobrar para estar um pouco com cada "lado". Este ano fui muito egoísta: estive a 5 no 24, a 5 no 25, a 5 no 26, a 5 no...Mas soube-me tão bem ver os meus filhos juntos novamente, e nós com eles...
Bonita mesa Raquel, cheia de mãos de vários tamanhos a partilharem e confraternizarem...
Bom 2014, para si e todos os seus.

Filipa disse...

É tão bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...