quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Paté de salmão fresco escalfado em vinho branco e salmão fumado



Um paté para o jantar.

Colocar vinho branco num pequeno tacho em lume brando ou médio (como dizem os especialistas: nunca usem para cozinhar, um vinho que não gostariam de beber). Acrescentar uma chalota picada para dar sabor ao vinho e juntar, lado a lado, 4 lombos frescos de salmão. Deixar apenas até o salmão começar a separar as lascas e a ficar esbranquiçado na parte de baixo e virar. Deixar mais uns segundos e retirar as postas do vinho - é suposto o salmão não ficar totalmente cozinhado. Desfazer as postas e juntar-lhes o salmão fumado (entre 100 a 150g) também entretanto desfeito ou picado. Acrescentar 2 colheres de sopa de maionese, 1 ramo de cebolinho cortado às tirinhas e regar com o sumo de meio limão acabado de espremer. Provar e temperar a gosto (eu deixei mesmo assim sem mais nada e ficou óptimo!). Servir com pão rústico ou tostas e acompanhar com um bom vinho branco.



8 comentários:

Catarina disse...

Hmmmm, deve ser optimo!!

Isabel de Guimarães disse...

Tem bom ar!

Filipa disse...

Deve ser uma delícia!

Carla Pereira disse...

Olá Raquel,

Tudo de bom por aqui, artesanato, culinária e um blog cheio de coisas boas.
Parabéns pela criatividade e bom gosto.
Beijinhos
Carla Pereira

Raquel Úria disse...

Obrigada, Carla!

Beijinhos a todas.

Dora disse...

Se pudesse, dava-te um beijo!! Que jóia de moça tu és!

Jorge Ramiro disse...

Um prato delicioso. Eu comi uma vez em ums restaurantes em itaim bibi. A verdade é uma receita excelete e não é tão difícil de preparar.

Unknown disse...

Uma amiga minha fez e provei, é excelente, vou fazer no dia das bruxas para os meus colegas, e nesse dia vou apresentar o seu patê como: "ranho de sapo venenoso".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...