sexta-feira, 3 de maio de 2013

Panquecas com xarope de Ácer





Um clássico norte-americano. Somos apreciadores mas só muito ocasionalmente compramos frascos de xarope de Ácer (pure maple syrup). No dia-a-dia, as nossas panquecas costumam ser mais frequentemente acompanhadas de compotas, açúcar com canela ou consumidas simples. Esta semana fizemos o gosto ao paladar e regressámos ao clássico. Ele foi mais longe que eu e cobriu mesmo uma camada de panquecas com manteiga salgada e o xarope de Ácer aquecido, como mandam as regras.

Sabiam que são necessários 35 litros de seiva pura de Ácer para se obter apenas 1 litro deste xarope? Eu só descobri esta semana. O processo de evaporação demora horas e é também por isso que este substituto do açúcar é tão precioso.

Panquecas simples:
150g de farinha de trigo
3 c.s. açúcar
2 c.c. fermento em pó
250ml leite
50g manteiga com sal (derretida)
1 ovo grande

Lume médio. Usar uma colher de óleo e uma folha de papel de cozinha para untar a frigideira e remover sempre o excesso antes de colocar as porções de massa.

7 comentários:

{entreter os dias} disse...

Humm como eu gosto de panquecas!!! O xarope só o provei lá em terras norte-americanas e é realmente bom!!! Aqueles pequenos-almoços eram divinais!!!
Cá por casa as panquecas são apreciadas e degustadas frequentemente com compotas, geleia e muita canela em pó!!!
Beijos daqui do norte *.*

Sara Freitas disse...

Uma receita comme il faut, com quantidades e tudo?! Não deves estar bem! ;) Beijinhos!(e já comia uma)

Walking on Sunshine disse...

Adoro panquecas e normalmnete vai com doce ou compotas ,mas se a Lulu tivesse esse xarope do Canada lugar do meu fascinio ,comia logo ;)
bj
Lulu

Alegre Casinha disse...

[vamos lá ver se consigo comentar]
Tenho muita curiosidade em experimentar xarope de ácer! Não é fácil de encontrar mas já sei que se vende na loja americana em Lisboa.
Um parentesis: no sábado à noite gostei muito de ver a reportagem do Bairro Alto :)

Raquel Úria disse...

Alegre Casinha: Encontro o xarope na loja do El Corte Inglés mas o Jumbo também costuma ter.
Eu não vi a entrevista do Bairro Alto! Sou uma vergonha, tenho de ir ver! Obrigada.

Beijinhos a todas!

Jorge Ramiro disse...

É uma ótima receita, agora eu tenho que comprar um cercado para cães, porque o meu cão fica na cozinha, mas quando eu tenha a cerca, eu vou preparar esta receita.

Unknown disse...

Olá meu nome é Evandro, tenho dez anos e quero ir morar no Canadá, para ter uma fábrica de xarope de bordo para exportar para o Brasil e vender na minha loja que vou ter.Obrigado pela atenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...