segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

biscoitos de Natal






Biscoitos

350g de farinha + 100 a 150g para "enfarinhar"

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de chá de gengibre em pó

2 colheres de chá de canela em pó

200g manteiga ou margarina vegetal aos pedaços (temperatura ambiente)

175 g açúcar granulado branco

1 ovo + 1 gema (guardar a clara para o glacé)

4 colheres de sopa de "dark brown sugar"


Numa taça, misturar os ingredientes secos (350g de farinha + 1 c.c. bicarbonato de sódio + 2 c.c. de gengibre em pó + 2 c.c. de canela em pó). Adicionar a manteiga (ou margarina) aos pedaços e amassar bem com as mãos até se obter um granulado relativamente homogéneo. Acrescentar o açúcar (ambos, o branco e o castanho) e o ovo e a gema (previamente batidos). Misturar bem e depois amassar sobre uma superfície limpa e generosamente polvilhada com farinha. Adicionar farinha amassando bem com as mãos até se obter a consistência desejada (tipo plasticina). Ligar o forno a 190ºC. Com um rolo de cozinha, estender a massa sobre a superfície bem enfarinhada, polvilhar com farinha, virar e esticar até ter cerca de 5 mm de espessura. Cortar com as formas desejadas e levar ao forno (entre 5 a 10 minutos, conforme se prefiram biscoitos mais ou menos torrados) num tabuleiro com uma base de silicone (própria para biscoitos) ou forrada com papel vegetal.



Para os biscoitos recheados, usei compota de cerejas pretas trituradas ou curd de limão. Basta cobrir um biscoito inteiro com um pouco de compota ou doce no centro e cobrir com outro biscoito de formato idêntico mas que seja furado no centro. O "recheio" serve como cola. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó e estão prontos!

Para o glacé: usar a clara de ovo que tinha sobrado (e que, de preferência, aguardou no frigorífico) para se bater em castelo. Juntar açúcar em pó enquanto se continua a bater, até a consistência ficar pastosa. Também se podem acrescentar algumas gotas de limão ao glacé para o aromatizar. Cobrir os biscoitos com o glacé como se desejar e levar ao forno a 140ºC durante cerca de 2 minutos para secar bem. Retirar logo.

Enjoy!

5 comentários:

Nani Andrade disse...

Lindos! Até dá pena comer ;)

Catarina disse...

UAU!!!!!!! És a maior!

Cláudia disse...

Que máximo!! ;)

Inspiração Inesperada disse...

Festivos e apetitosos :)

Cátia Oliveira disse...

Têm muito bom aspecto! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...