Sempre gostei muito do dia 1 de Novembro. Em miúda chamava-lhe "Dia do bolinho" ou "Dia do pão por Deus". Lá na terrinha, era dia de andar de porta em porta pelas casas dos vizinhos a gritar "Oh tia dá bolinho?" em coro, com uma saca de pano ao ombro, para recolher rebuçados e merendeiras caseiras. Era assim antes desta coisa horrível que é o halloween ter substituído tradições tão portuguesas. Agora os miúdos saem à rua à noite, vão mascarados, atiram ovos às casas das pessoas (ou pior) e recebem gomas e dinheiro. Acho miserável deixarmos estas coisas acontecerem sem nos batermos minimamente por preservar o que é nosso. Quero acreditar que ainda o faremos, um dia.
Nem tudo é triste. O meu feriado foi passado a trabalhar mas consegui uma janela de tempo ao final da tarde e ainda deu para fazer um bolo de citrinos, doce de abóbora com amêndoas e experimentar fazer "lemon curd". Esta última ideia não correu bem mas, pelo menos, agora já sei "o que não fazer". Foi produtivo. Vou ver se me organizo para partilhar alguma coisa do que aprendi. Boa meia semana!
13 comentários:
se quiseres oferecer um frasquinho tas à vontade.
Não te sintas envergonhada;-)
erva doce
Também fiz ontem doce de abóbora e não me correu nada bem! Eu e os doces temos várias histórias para contar. :) Parece que a inspiração voltou em força! big smile for you
Doce de abóbora com amêijoas é bom?!? Gosto muito, muito desse prato azul, é lindo!
Também não suporto o Halloween... à semelhança do Carnaval brasileiro, acho mesmo feio importarmos tradições estrangeiras!
Um beijinho grande.
Quando estive a viver em Leiria soube realmente o que era o dia do Pão Põr Deus é sem duvida uma delicia ver as crianças em grupo de porta em porta.
Já o Halloween dispenso!
Só fiz mesmo 1 único frasco, erva doce. É para uso caseiro. :)
S., o lemon curd até foi uma experiência motivada pela tua confusão da outra vez. :) Parece simples quando se lêem as receitas mas, de facto, não é fácil conseguir a consistência certa. E estou com o braço mesmo cansado de tanto misturar, é pura ginástica.
Andreia! Amêndoas! Até me assustei e tive de ir confirmar se não me tinha enganado e escrito amêijoas. lol
Sim Cláudia, cresci nos arredores da cidade de Leiria e era assim. Hoje em dia acho que já não acontece tanto mas era uma tradição bonita e um dia muito saudável em que até se conheciam vizinhos novos e tudo!
ahahahahaahah! Juro que li amêijoas! ahahahaha! Assim deve ser bom...
Também concordo contigo... esquecer as nossas tradições e assimilar a dos outros, só porque vemos nos filmes, é triste.
Olha, em Julho fiz lemon curd pela primeira vez, não sei se é sorte de principiante ou se a receita é que é mesmo boa, mas ficou meeeeesmo fixe! (fiz depois duas mousses de lemon curd e o que sobrou pus num frasco e fomos comendo com bolachas).
Se queiseres mando-te a receita.
Beijinhos
Raquel, segui esta receita:
http://www.joyofbaking.com/LemonCurd.html
Se a tua for diferente, agradeço mesmo muito que mandes. O sabor ficou óptimo, a consistência é que nem ao fim de 20 minutos começou a ficar minimamente espessa. **
Olha a receita que usei foi esta, quando acabei enchi frascos de mola, virei-os ao contrário para criar vácuo e voilá!
http://threefatladies.blogspot.com/2008/10/lemon-curd_20.html
Se quiseres experimentar a mousse, aqui vai o link.
http://threefatladies.blogspot.com/2010/02/mousse-de-lemon-curd.html
=)
Obrigada. Vou tentar, talvez tenha o sido o banho-maria a tramar-me. ;)
Querida,pelos vistos tiveste um dia muito produtivo, fizeste coisas muito bonitas e saborosas mas ainda assim... senti imenso a tua falta em água de madeiros!
E não consigo parar de imaginar o quão bom será o doce de abóbora com ameijoas!! :p
Enviar um comentário