terça-feira, 5 de abril de 2011

aletria

É uma sobremesa estranha. Cresci numa casa em que não se comiam sobremesas típicas portuguesas (a minha mãe ainda hoje não deve saber o que é aletria) e, por isso, vim a descobri-las mais recentemente. A aletria é uma das coisas que provei pela primeira vez num fim-de-semana em casa dos sogros. Continuo a achar que é um prato estranho porque a massa num doce faz-me alguma impressão, mas é delicioso.

Ontem fiz em nossa casa uma receita inventada. Juntei meio litro de leite a 300ml de água, 2 ovos, 200ml de natas, cerca de 50g de açucar e 2 pacotinhos de açucar baunilhado (extrato natural). Misturei tudo muito bem, levei a ferver, acrescentei a aletria, agitei, baixei o lume e, 5 minutos depois está pronta. Colocar num prato largo e pouco fundo e polvilhar ligeiramente com canela (ligeiramente para a canela não mascarar o sabor da baunilha que é o melhor!). Esqueci-me de fotografar, mas é tão simples que vou repetir com certeza. Resolvi partilhar porque não podia ser mais fácil e sabe mesmo bem.

6 comentários:

Raquel Úria disse...

Nota: eu uso pouca massa aletria porque gosto que o resultado final fique cremoso em vez de seco e pouco açucar porque prefiro assim, mas revejam a gosto.

Kella disse...

Aletria lembra-me das férias de Natal, Páscoa e Verão, passados no Norte em casa dos avós. Lá, essa sobremesa é espessa e seca, sendo cortada às tiras e comida com garfo e faca.

inesn disse...

eu fico-me pelo arroz doce...

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

sou como a Inês. Já provei muitas aletrias, mas a massa doce não me escorrega...

Ana Nunes disse...

por acaso não gosto nada de aletria...exactamente por esse motivo: massa doce é um conceito estranho.

Raquel Úria disse...

primeiro estranha-se... depois entranha-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...