sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

receitas


Costumo fazer caras estranhas quando me pedem alguma receita porque o mais provável é ter inventado e nem me lembrar das quantidades. No caso dos suspiros, sei bem. Colocar claras de ovo numa taça e batê-las um pouco até começarem a ficar em castelo - basta 1 minuto ou menos. A partir daí, e sempre com a batedeira no máximo, vão-se adicionando colheres de sopa de açucar - uma a uma - até perfazerem 4 colheres de açucar por cada clara de ovo. Eu faço sempre, no mínimo, 4 claras de ovo, equivalem a 2 tabuleiros de suspiros. Juntar uma colher de chá de vinagre de vinho (a sério, o sabor não se vai notar) e pronto. Ligar o forno a 150ºC (depois deve-se baixar para 140º ou menos quando se colocam os tabuleiros).

Com um saco de pasteleiro fazem-se "montinhos" da mistura, sobre papel vegetal a cobrir os tabuleiros, e vão ao forno durante cerca de 1h. Pode ser menos ou mais consoante as dimensões dos suspiros, eu gosto deles moles no meio por isso às vezes retiro antes. Polvilhar com canela e esperar que arrefeçam.

Depois há variações desta receita base: pode juntar-se cacau (4 colheres de chá), raspa de limão, côco... hoje fiz com raspa de lima e côco (50g) misturados, fica muito bom.


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...