domingo, 5 de dezembro de 2010

Marmelada e Geleia de ananás e romã

Este Outono havia alguns marmeleiros no estacionamento do meu local de trabalho que estavam carregados de frutos ainda verdes. Via-os várias vezes ao dia e custava-me imaginar o dia em que finalmente apodreceriam na árvore ou cairiam ao chão. Depois de um dos primeiros fins-de-semana de chuva, regressei ao trabalho determinada a pedir autorização para apanhar e trazer os marmelos. Consegui a luz verde e trouxe 2 sacos cheios que amadureceram cá em casa e resultaram em 3 frascos de marmelada caseira. Usei menos de 50% de açucar, juntei algumas gotas de limão e 2 paus de canela, cozeu durante horas em lume brando e, para primeira vez, ficou muito boa.



Há duas semanas comprei um ananás dos Açores e, como já tinha arriscado uma vez e não tinha corrido mal, fiz geleia de ananás. Achei que os frascos podiam ficar engraçados com bagos de romã por cima da geleia e assim fiz. Não ficaram nada de especial na altura mas entretanto as romãs tingiram a geleia e agora até acho que o efeito tem graça. Sabe bem comermos alimentos caseiros e económicos, sabem melhor assim.

3 comentários:

Catarina disse...

Na panela de pressão a marmelada demora menos de meia hora e fica deliciosa também.

Raquel Úria disse...

Não tenho panela de pressão (nunca tive!) e acho que é uma grande falha. Mas sou tão medrosa, por às vezes se ouvirem histórias de panelas de pressão que explodem e coisas assim... é só palermice minha?

Catarina disse...

LOL É palermice à Raquel Úria!
Não tenhas medo tola, as panelas de pressão modernas são muito seguras... antigamente é que se ouviam essas histórias... A minha é da Silampos, não é muito grande (há de várias capacidades) e é gira! Eu antigamente tb tinha medo... mas depois de a comprar e começar a usar o medo passou e agora sou fã! *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...