quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lentilhas

Se há prato de Inverno, é este.


Guisado de lentilhas com arroz.
Corta-se uma cebola em pedacinhos e coloca-se metade a alourar num tachinho anti-aderente com azeite virgem extra (2 a 3 colheres de sopa) e a outra metade guarda-se. Deixa-se logo 1l de água no fervedor. Colocam-se pedacinhos de bacon com pouca gordura a alourar num tacho maior anti-aderente e, quando começam a ficar tostadinhos, junta-se-lhes a outra metade da cebola picada, 2 malaguetas vermelhas picadas, envolve-se tudo e pode-se acrescentar azeite v.e. (3 ou 4 colheres, conforme o bacon tenha libertado muita ou pouca gordura).
Quando a cebola do tacho pequenino começa a cheirar bem, baixa-se o lume, junta-se-lhe o arroz (cerca de 300g) e envolve-se bem o arroz no azeite. Tempera-se com sal marinho grosso, cobre-se com a água a ferver (cerca de 2 cm acima do arroz), mexe-se uma vez, cobre-se o tacho e deixa-se em lume brando sem lhe voltar a tocar até estar pronto, uns 5 minutos - com tampa de vidro é mais fácil ver quando está pronto - e basta desligar, deixar evaporar o excesso de humidade e deixar o tacho coberto para acabar de cozer.
Entretanto, no tacho maior juntam-se pedaços de carne (vitela ou porco, de preferência assados ou grelhados que tenham sobrado da refeição anterior), alguma água a ferver, tempera-se com sal e ervas a gosto, junta-se um bocadinho de polpa de tomate e duas latas pequenas de lentilhas cozidas, bem passadas por água num coador para retirar o líquido que trazem. E pronto, mais uns minutos e o Inverno está montado. Pode ser servido com salada de tomate mas passa bem sem ela.

4 comentários:

Unknown disse...

ainda na semana passada andei à procura de lentilhas enlatadas mas não consegui encontrar... sempre há?

Raquel Úria disse...

SIm, da Bonduelle. São muito boas. Mas se comprares lentilhas secas, em saco, também cozem depressa. E há umas cor de rosa, sem casca que são rapidíssimas a cozer e mesmo boas - desfazem-se mais e por isso ficam bem em sopas ou purés. :)

Unknown disse...

pois,eu usei das secas e cozi-as mas nunca sei quando já estão prontas,acho que deixei cerca de 30 min. Não havia das vermelhas onde eu comprei.

Raquel Úria disse...

Eu já fiz assim mas não me lembro quanto tempo deixei cozer. Tens mesmo que as ir provando para saberes quando estão prontas. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...