segunda-feira, 21 de agosto de 2017

leite de amêndoas (e bolachinhas com as sobras!)



Não tenho nenhuma restrição alimentar, nenhuma intolerância ou desconforto, nem nada contra o leite de vaca - mas também não tenho nenhuma razão para não gostar de leites vegetais. Na verdade, porque só compro leite de vaquinhas criadas em modo de produção biológico, o preço não fica assim tão abaixo do dos leites vegetais e essa deve ter sido a principal razão para ter começado a experimentar alternar entre ambos. Produtos de soja não consumo mas os leites de amêndoa, avelã, caju, aveia, trigo sarraceno, alpiste ou arroz, têm vindo a ganhar um lugarzinho generoso no meu coração. Mais ainda, desde que percebi como é fácil fazê-los em casa. E são só vantagens: não só somos nós que selecionamos os ingredientes que queremos usar e a qualidade deles, como, ainda por cima, o sabor fica incomparável. E aproveita-se tudo!


Leite de amêndoas

100g de amêndoas cruas com pele
1 tâmara medjool
água

É mesmo só isto! E até podia ser mais simples (a tâmara é só por causa da minha gulodice).

Coloco as amêndoas de molho em água durante a noite (num frasco no frigorífico) e depois de bem ensopadinhas é fácil apertá-las e retirar-lhes a pele. É fácil mas pode demorar um bocadinho. Cultivem a paciência. Aproveitem o tempo enquanto descascam as amêndoas para abrandarem e organizarem os pensamentos. :) 

Depois de bem descascadas, só têm de lhes acrescentar a tâmara (sem caroço), água (mais ou menos 1 litro) e triturar muito bem num robot de cozinha ou liquidificadora potente (com a varinha mágica também dá). E pronto! Podem filtrar com um pano poroso e têm a vossa bebida vegetal de amêndoas pronta. Há quem goste de acrescentar também uma pitada de sal, eu dispenso mas testem ao vosso gosto.


Com o que resta dentro do paninho que serve de filtro, depois de muito bem apertado e espremido, podem fazer bolachinhas de amêndoa. Juntei 1 ovo, 50g de manteiga, farinha de espelta e açúcar demerara, baunilha e uma pitada de sal. Não são a coisa mais saudável do mundo mas são deliciosas (e bem melhores que quaisquer bolachas compradas fora de casa!)

4 comentários:

Joana disse...

Olá Raquel, também costumo alternar o leite de vaca com bebidas à base de aveia, arroz, entre outras. Por isso esta receita vem mesmo a calhar! Ainda por cima, terminando com umas bolachas que devem ser deliciosas! Beijo e obrigada pela partilha

Naná disse...

Curiosamente, prefiro fazer o leite de amêndoas mantendo as cascas das amêndoas. Acho o leite mais saboroso e por isso por vezes até dispenso a tâmara. Mas a receita que uso é a mesma ;)

Raquel Úria disse...


Sim, Joana, as bolachinhas são a cereja no topo! :)

Raquel Úria disse...

Naná, nunca experimentei deixar a pele! Vou testar, claro! Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...