sexta-feira, 1 de abril de 2016

arranjos primaveris



Um grande arranjo com ramos de salgueiro podados no início da primavera e com ovos pendurados, era um clássico em casa dos meus avós maternos, todos os anos por esta altura.

Mãe e avó ensinaram-me a furar cada ovo nas duas extremidades com uma agulha e muito cuidado, soprar o conteúdo para fora (e aproveitá-lo para fazer bolos, claro!), lavar muito bem o interior e depois cozer as cascas em água com corante natural (por exemplo cascas de cebola, ou beterraba) ou folhinhas de corante alimentar. Depois deixávamo-los secar, prendíamos-lhes uma fita a cada um e estavam prontos a enfeitar a casa. A minha avó também costumava tingir alguns ovos cozidos com o conteúdo e que iam para a mesa e eram mesmo comidos! Fazíamos isto praticamente todos os anos.

Agora continuo a fazer o mesmo sozinha mas vou introduzindo algumas novidades (o Pinterest tem grande parte da culpa) e tenho conseguido, com algum sucesso, guardar os ovos de uns anos para outros. Continuo a só ter um forrado com tecido e fitas mas, pelo menos, é dos que resistem ainda. Este ano, em vez de os tingir, optei por pintar. Na fotografia abaixo já tinha acrescentado um branco (o mais acima de todos) e um azul vivo (á direita) que foram pintados este ano e levaram purpurinas prateadas. Na última fotografia, que se vê com mais pormenor, todos os ovos vieram de anos anteriores. Aguentaram-se muito bem. Ninguém diria, certo?



2 comentários:

Val disse...

Estão lindos, Raquel. Já é tradição na tua família, e sente-se que tens prazer em perpetuar esse hábito, mas dá bastante trabalho. Como fazes para guardá-los? nas próprias caixas para ovos? Bom fim de semana!

Raquel Úria disse...

Guardo-os numas caixinhas de plástico próprias para ovos (dá para se ver uma verde na última fotografia do post de dia 1 de Abril - e prometo que não é mentira! :) ) porque são mais resistentes que as de papel mas, sim, as próprias caixas dos ovos são uma boa alternativa para guardar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...