sábado, 4 de janeiro de 2014

o adeus às festas / férias





O meu pai costumava atribuir à "insatisfação nata" a minha mania de mudar os móveis de sítio, pintar as paredes e virar a casa do avesso com alguma regularidade. Cresci a achar que sim, que talvez fosse insatisfação, mas quando entrei no mundo do trabalho percebi a grande vantagem adaptativa que advinha do meu gosto pela mudança e da minha falta de apego aos hábitos instituídos. Foi desde que comecei a achar que a minha insatisfação talvez não fosse uma coisa assim tão má, que passei a tornar-me cada vez menos insatisfeita. Por mais que se delire com tudo o que é novidade, muitas mudanças de casa depois começamos naturalmente a desejar águas calmas onde ancorar. Talvez a maturidade seja um bocadinho isto: continuo a desejar coisas novas e diferentes, mas todas elas perderam a urgência que tinham. E dou por mim com vontade que o Verão se prolongue, que o Outono se prolongue, que o Natal ainda não tenha passado. Descubro esta nova eu que gosta muito dos sítios, pessoas e momentos em que (com quem) está, mesmo que eles estejam longe de ser perfeitos.

Bom 2014!

6 comentários:

Carla Saraiva disse...

Ora aqui está um sentimento que eu entendo bem!!!
Bom ano para si também Raquel!!!
Carla Saraiva

Maria Duarte disse...

o passar dos anos trás-nos serenidade, e aprendemos a viver o "aqui e agora"

Bom Ano

Bombom disse...

Tens razão, há um tempo para coisa...Mais tarde ou mais cedo, serenamos, descobrimos o essencial do acessório. Não podemos é perder o sentido de criatividade e inovação.
Feliz 2014!
Aterrámos bem.
Prosseguiremos com cuidado...
Bjs. Bombom

Val disse...

Eu, que tenho alguns anos mais que a Raquel, também venho vivendo calmaria. Além de coisas que gostava de fazer (como ir à praia, por exemplo) e agora passam-me ao lado. Fico chateada quando comentam: "não queres vir? estás a ficar velha!". Não é ficar velha no sentido literal, é serenar, e ver que o prazer agora se encontra noutros sítios. Bj, Val.

Judy disse...

O tempo trás autoconhecimento e com ele vem a serenidade e a felicidade plena.
Aproveite as férias!


Isabel de Guimarães disse...

É tão boa esta capacidade de saborear o tempo que o passar dos anos nos dá...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...