sábado, 14 de abril de 2012

DIY - esvaziar ovos (muito útil, obviamente!)


Raramente separo as gemas das claras, nem sequer o faço nos bolos - acho que a diferença entre um bolo com os ovos batidos inteiros no açúcar e outro com as claras separadas previamente das gemas e batidas em castelo, não justifica o trabalho que isso dá nem a louça extra para lavar no fim. Mesmo que discordem de mim, na próxima vez que precisarem de usar um ovo inteiro (ou vários), em vez de o partirem, façam assim:

  • Lavem-no bem e sequem.
  • Com a ponta de uma faca (tem que ser uma faca com bico, claro!) escavem cuidadosamente a casca no topo do ovo e façam um pequeno furo - 4 a 5 milímetros de diâmetro máximo.
  • Sobre uma taça, virem o ovo e façam o mesmo do lado oposto - um pequeno furo no centro da base.
  • Depois basta soprarem por um dos furos e o conteúdo do ovo sai todo pelo outro (espetar antes um palito para furar as membranas da clara e gema facilita a tarefa).
  • A seguir eu gosto de lavar as cascas e de as pôr durante alguns minutos no forno ou em água a ferver para não ficarem com resíduos de ovo.
foto de 2010
E pronto, depois basta usarem a criatividade, há inúmeras formas de os enfeitarem e podem ser guardados de uns anos para outros (a menos que se partam antes, é frequente!).

Se arranjarem ovos de avestruz, que são enormes e resistentes, melhor ainda! Nesse caso, podem é precisar de um berbequim para furar a casca!

2 comentários:

Nani Andrade disse...

Há anos que não esvazio ovos.
Gosto dessas cores vibrantes. Pintaste com que tinta Raquel?

Raquel Úria disse...

Usei corantes ecológicos comestíveis (são para usar em ovos cozidos que depois se podem partir e comer) de uma marca alemã - Heitmann.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...