sábado, 3 de março de 2012

ne m'oubliez pas



Desde pequena, sempre gostei de miosótis. Acho que o fascínio começou logo na primeira vez que a minha mãe me disse o nome daquelas florinhas minúsculas e percebi o quanto ela gostava delas. Disse-me que também havia quem lhes chamasse "não-me-esqueças" ou "não-te-esqueças-de-mim" e ensinou-me que em inglês se chamavam "forget-me-not" (há aqui, definitivamente, um grande potencial romantico-bucólico que quero acreditar que não me terá passado completamente despercebido aos quatro ou cinco anos de idade de então). Na altura, havia miosótis no nosso quintal. As flores surgem agrupadas em pequenos "cachos" a que se dá o nome de inflorescencias. São sensíveis, gostam de locais húmidos e abrigados mas atingem o seu maior esplendor no Verão. Cheguei a encontrar alguns com flor, muito tempo mais tarde, numas linhas de água doce que iam desaguar perto da praia onde costumávamos passar as férias grandes. Agora já não vejo nenhuns ao vivo há mesmo muitos anos e fiquei nostálgica quando encontrei esta fotografia. Continuo a achar que são realmente bonitos. As cores das flores podem variar até aos rosas e brancos mas são sempre maravilhosas. E chamam-se MIOSÓTIS! Como não gostar de uma planta com um nome assim?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...