quarta-feira, 9 de novembro de 2011

sopa de ervilhas secas com presunto



A minha versão de "Split pea and ham soup".

1 cebola média picada
1 c.s. de azeite v.e.
500g de ervilhas secas (demolhadas)
150g de presunto fatiado em tiras ou cubos pequenos
Sal marinho e pimenta preta (moída na altura) q.b.
tomilho fresco
4 c.c. de natas (opcional)

Saltear a cebola no azeite até alourar. Adicionar as ervilhas, o presunto, cobrir com água a ferver e temperar com sal. Deixar cozer até as ervilhas se desfazerem (pode entretanto ser necessário acrescentar água porque espessa bastante). Servir com folhas de tomilho fresco e pimenta preta (um pingo de natas e pedaços de presunto são outras opções). No dia seguinte sabe ainda melhor.






9 comentários:

R. disse...

Ai... obrigada por teres posto aqui esta sopa. O hotel onde fico quando vou a Lisboa serve uma sopa destas que é... dos Deuses. Uma coisa, bem... maravilhosa (estou a salivar, neste momento). E nunca soube como se faria. Um dia destes experimento :)

sara disse...

O homem da casa deve ter ficado em delírio.
Ainda bem que postaste esta receita. Tenho uma embalgem de split peas comprada há quase um ano, à espera da receita!

Raquel Úria disse...

Escolhi a receita mais simples que encontrei e adaptei-a p'ra simplificar ainda mais. :) Só o tomilho fresco aqui é que foi invenção minha mas a combinação dos sabores fica perfeita.

Sara, acho que delirei mais que ele porque não esperava gostar tanto da sopa. Claro que a compra das ervilhas secas foi ideia dele, já as tínhamos há meses à espera! :)

sara disse...

agora agradece-me, já que fui eu que as encontrei no SÁ e lhe disse :)

Raquel Úria disse...

Obrigada Sara!

sara disse...

e agora agradecemos todos juntos à D.Lena Lopes (mãe do David e do Dani) que nos apresentou esta sopa e as split peas pela primeira vez :)

Raquel Úria disse...

Obrigada mãe do David e do Dani!

Olha, podíamos fazer uma sopita destas para almoço de domingo. Vais estar a trabalhar? Já falamos em privat.

Anónimo disse...

Eu faço mas em vez de tomilho uso coentros.Não estou muito habituada ao usar tomilho....

Tenho sempre um pacote de lentilhas secas e ervilhas.....
erva doce

Raquel Úria disse...

Tenho de experimentar com coentros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...