quinta-feira, 2 de outubro de 2014

saladas todos os dias, todo o ano



Gosto tanto de saladas cruas que, nos dias em que janto sozinha, jantar só salada é o mais normal. Na última vez excedi-me e jantei salada a acompanhar outra salada! :) Muito italianas e o mais básicas possível. Aliás, tão básicas que é mais ou menos ridículo partilhar as "receitas". Mas é isto:

Salada de tomate-chucha-mini com manjericão e mozzarella
É mesmo só isto. Tomate-chucha pequeno cortado a meio ou esmagado, mozzarella desfiada toscamente com as mãos e folhas de manjericão acabadas de apanhar. Temperar com sal marinho, vinagre balsâmico de modena e azeite virgem extra. Quanto mais ingredientes forem provenientes de agricultura biológica, tanto melhor a salada (vou ter de voltar a este detalhe nada pequeno, um dia em breve, com o tempo que me merece). Cá em casa, exceptuando o queijo, esta salada é uma presença quase diária à mesa.

Salada de rúcula com queijo da ilha (S. Jorge)
Também é mesmo só isto. Cama de rúcula e, por cima, queijo da ilha lascado (uso um descascador de batatas para isso). Originalmente usa-se parmesão mas eu tinha queijo da ilha em casa e acho que fica igualmente bom. Temperar apenas com umas gotinhas do balsâmico (muito pouco) e um azeite bom. Não precisa de sal. É quase ridículo chamar a isto uma receita, não é?!

Pão de centeio a acompanhar é perfeito. E um vinho verde branco fresquinho!

Bem vindo Outubro!

1 comentário:

ei! kumpel disse...

Também faço muitas vezes saladas quando como sozinha. E tal como tu são sempre simples… as saladas e o resto da minha culinária, que não tenho tempo para complicações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...