segunda-feira, 1 de setembro de 2014

contar histórias com pedrinhas da praia




Esta semana ouvi uma especialista confirmar o que há muito me parecia óbvio. O tempo excessivo que as crianças despendem com jogos e palermices solitárias nos iPads, iPhones e afins é tempo em que não estão a aprender o que era suposto naquela idade. Várias competências de socialização e criatividade principalmente. Claro que é muito fácil falar, para quem não tem filhos. Mas azar, é a verdade. Ser-se bom pai ou boa mãe dá trabalho e ninguém precisa de o ser para saber isso.

Uma ideia de Verão para se colocar em prática com e para os miúdos:

Apanhar pedrinhas na praia, pintá-las e criar um "jogo" para as tardes e serões do que resta das férias. As pedras são retiradas uma a uma do saco e quem as vai tirando tem de ir inventando uma história em que os elementos desenhados entrem. Eu fiz um para oferecer e as pedras foram apanhadas com ajudantes de palmo e meio, mas o mais giro deve ser envolverem-se também os miúdos mais velhos nas pinturas e produção do saco. Divirtam-se!



10 comentários:

Ana das Pontas disse...

Adoooooro a ideia! E ficaram muito giras! :D

ei! kumpel disse...

É uma ideia muito gira, tem estado na minha lista de coisas a fazer para/com o Enzo.

Eu tenho muitos conflitos comigo própria àcerca do uso da TV/ipads e etc. Cá em casa vemos muito pouca televisão (vemos séries e filmes, mas não na televisão) e nunca tivémos o hábito de ter a TV ligada como barulho de fundo. Prefiro, de longe, ver o Enzo entretido com outras brincadeiras, mas às vezes quando estou sozinha ou ele precisa de se acalmar, vê um pouco de televisão.

Guilhim disse...

Gostei da ideia! Para o ano a Pimpolha não se escapa!

Selma Tabita disse...

Opah. Tão gira esta ideia!! Estou tentada a fazer um...mas nunca vai ficar tão giro. Que desenhos tão lindos!! Desenhaste com que material Raquel?

Val disse...

Uma ideia adorável Raquel. E os desenhos nas pedras estão tão coloridos, simples e bem feitos. Uma prenda criativa pra miúdos, o todo envolvido num saco igualmente bonito. Bj

Raquel Úria disse...

:)

Selma, usei tintas acrílicas (porque eram as que tinha - não sei se serão necessariamente as melhores para o efeito, mas cumpriram a função).

Os desenhos mais elaborados (a maçã e a cara) foram pintados pelo marido, claro. Obriguei-o. :)

Ana Fernandes disse...

espreita a história que conto aqui http://crateradalua.blogspot.pt/2009_11_01_archive.html e aqui
http://crateradalua.blogspot.pt/2009_10_01_archive.html
:)

Raquel Úria disse...

Tão giro, Ana!

Avozinha disse...

Decidi copiar a tua ideia e passei parte dos dias na praia a apanhar pedras... Não percebo é nada das tintas, a ver como me arranjo. A minha ideia é pôr os netos a pintar comigo... Vamos ver.

Anónimo disse...

Fiquei rendida!
Adorei a ideia.
E eu sempre a apanhar pedras para decorar os vasos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...