sábado, 12 de abril de 2014

compotas e doces - morango ou framboesa




Os frutos vermelhos são tão saudáveis, perfumados e saborosos que todas as formas de os aproveitarmos são boas. Gosto de os comer simples, sem mais nada. Gosto com natas frescas batidas em casa com pouco açúcar. Gosto de os usar em bolos e tartes. Gosto de bavaroise. Gosto de caldas a cobrir os gelados. E gosto de compotas e doces. Ultimamente tenho encontrado bons morangos nacionais a um preço apetitoso. Antes que se estraguem, lavo-os bem em água com umas gotas de vinagre, passo-os novamente por água limpa e retiro-lhes os pés. Levo-os ao lume com um pouco de açúcar e uma colher de chá de vinagre balsâmico (realça o sabor dos morangos), reduzo ligeiramente com a varinha mágica e coloco a compota em frascos bem lavados, selo o doce com um circulo de papel vegetal encerado (para a superfície ficar protegida do ar e não desenvolver bolor), fecho de imediato os frascos com as tampas e viro-os ao contrário sobre um pano húmido para ficarem selados a vácuo à medida que arrefecem. Depois basta decorar o frasco, legendar com nome e data, e usar para pequenos almoços, sobremesas ou para oferecer.

4 comentários:

Catarina disse...

Os frasquinhos estão muito mimosos e o doce com muito bom aspecto!
No que diz respeito a frutos vermelhos não sou nada esquisita, gosto de os comer de todas as maneiras!
Beijinho e bom fim de semana

Val disse...

Olá Raquel já vi que a cozinha por aí , anda de vento em popa! Tb gosto de fazer doces, mas acho que já encerrei por enquanto, só lá mais para o outono. As fotos estão muito bonitas, dá vontade de agarrar um desses potes pela tela do computador!!
Mudando de assunto: sabe que não imaginava festas infantis no café do TR? sei lá, parece-me meio escuro e fechado demais para isso. Mas lá que deve fazer contraste, isso deve! bjs e bom resto de fds!!

PINTA ROXA disse...

Quando vejo fotos assim até tenho pena de não gostar de doce.. Lindos frascos.

Luluwalkingonsunshine disse...

Olá Raquel
Espero que estejas melhor da tua constipação ,obrigada pelo teu lindo comentário ,li o em voz alta para o meu marido e filha :)
Eu desconheci que se coloca vinagre balsâmico para acentuar o sabor dos morangos .É coisa que planeio experimentar
bjs
Lulu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...