segunda-feira, 17 de junho de 2013

o Pão de Ló mais fácil do mundo





Num dos fins de semana mais recentes estivemos em Coimbra, em casa de família. Havia um Pão de Ló delicioso à nossa espera e a Catarina ainda fez croissants caseiros para o pequeno almoço de domingo. Destes últimos não pedi a receita (ainda), mas trouxe comigo a do Pão de Ló mais fácil do mundo. Segundo consta, é à moda da avó materna das manas Brinca e acho que, para facilitar, lhe vou passar a chamar o Pão de Ló da mãe Maria Jorge (um nome assim curtinho é sempre prático!).

Pão de Ló da mãe Maria Jorge:
Ovos (usei 6)
Açúcar (peso dos ovos inteiros)
Farinha (1/2 do peso do açúcar)

Pesam-se os ovos inteiros (ainda com casca, antes de partidos) para se saber o peso da quantidade de açúcar necessária. Vai-se adicionar o açúcar às gemas e bater muito bem. Entretanto, batem-se as claras em castelo e reservam-se. Junta-se a farinha (metade do peso do açúcar) à mistura das gemas e bate-se novamente muito bem. Por fim, envolvem-se bem as claras na restante mistura e vai ao forno médio numa forma redonda com furo, bem untada. Usei lume médio e deixei apenas 15 minutos mas talvez seja melhor usar-se uma temperatura mais baixa e prolongar ligeiramente o tempo de forno. Aliás, ainda hei-de experimentar deixar menos tempo para ver o resultado. Gosto de Pães de Ló bem húmidos. Este ficou uma delícia e, se soubesse que havia receitas tão fáceis, já teria experimentado há muito mais tempo.

Venham-me contar como correu!

4 comentários:

Mariana Neves disse...

O meu namorado faz um pão-de-ló delicioso, já é tradição cá em casa ser ele a fazê-los. Será que é esta a receita que ele usa? Vou averiguar, se não for, proponho-lhe uma competição para ver qual das receitas é a melhor :p

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

isto é a receita do pão de ló da tia Lena. faço muitas vezes!

clara disse...

Essa é a receita da minha mãe!

Bombom disse...

Raquel, vim do teu Bolo de Avelãs, espreitar a receita do Pão de Ló que referias. Uma receita óptima! Antiga, talvez tradicional, era a que a minha mãe usava e nos transmitiu. Se gostas de Pão de Ló húmido, o segredo é cozê-lo menos tempo: ao fim de 10 minutos, fazes o teste do palito. Se sair sem massa agarrada, está no ponto.
Se quiseres experimentar uma maneira ainda mais fácil, bates os ovos inteiros, com a batedeira eléctrica, durante pelo menos 10 minutos, até teres um creme grosso e esbranquiçado. Depois, com a ajuda de um passador de rede, vais deixando cair a farinha, em chuva, e envolvendo cuidadosamente (para o creme não perder o ar).
Bjs da Bombom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...