quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

dose diária de realidade



Os amigos de longa data ou mais atentos, devem aperceber-se que continuo um pouco distante do blog nas últimas semanas.

Ando errática e telegráfica por falta de disponibilidade mental mas reconheço que cada vez tenho mais saudades de ter tempo para tirar fotografias, ler outros blogues com calma e escrever (nem que sejam as banalidades habituais). Falta-me a terapia do final do dia, o tempo em que assento ideias. A verdade é que trabalhar mais de 8h por dia fora de casa, tentar manter uma vida familiar minimamente digna dessa designação e procurar (muito ativamente!) casa no tempo que sobra, se tem provado uma ginástica complicada. Isto no meio de muitas indefinições, desemprego e exploração por todo o lado, amigos a emigrar e um sem fim de sacrifícios e concessões a imporem-se-nos diariamente. Ando cansada. E canso-me ainda mais quando penso na quantidade de tralha que fomos acumulando ao longo de anos e em como vai custar horrores a transportar e acondicionar na mudança de casa. Por outro lado, tenho a dizer-vos: o facto de sermos acumuladores, guardarmos tudo e acharmos sempre "isto um dia ainda vai dar jeito", tem dado frutos nestes dias em que pensamos duas vezes (ou três, ou quatro...) antes de comprar seja o que for. Preciso aprender a fazer mais e comprar menos, a ter uma vida mais simples. Mas criatividade sem matérias primas ou recursos? Sejam eles quais forem? Bem sei que o brilhantismo advém de se fazer muito a partir de quase nada, mas fico contente por ter em casa agulhas de todos os tipos e tamanhos, cadernos cheios de páginas em branco, lápis e canetas que nunca mais acabam, livros, telas por pintar, pincéis, linhas e lãs, tecidos, máquina de costura, botões, papéis de embrulho... 
Não esperava que chegasse tão depressa o dia em que ter a casa cheia de tralha me fosse deixar tão entusiasmada. Há muito potencial escondido nas nossas pequenas manias.

Como têm combatido o pessimismo destes dias que vivemos? Força, contem-me!

4 comentários:

R. disse...

Estamos juntas :)

{entreter os dias} disse...

Por aqui a preparar a chegada de uma nova vida!!!
Porque por este país isto não anda nada fácil!!!
Força e um dia de cada vez *_*

disse...

Também tenho andado hibernada, entre máquinas de roupa a lavar, outras tantas a estender e pilhas de roupa a dobrar para guardar por passar, o meu pequenito tem andado com vomitos e diarreia e hoje, 28 dias depois acorda sequinho e cheiroso, de maneira que consegui vir aqui espreitar os meus cantinhos preferidos, e o teu faz-me um bem à alma tremendo. Obrigada por escreveres, Raquel.

Raquel Úria disse...

{entreter os dias}: essa é, muito possivelmente, a melhor tarefa do mundo. :)

Sofia, fico mesmo feliz pelo teu amor pequenito e por ti, que venham melhores dias. Obrigada a ti, pelas palavras generosas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...