terça-feira, 29 de janeiro de 2013

sopas e saladas


DSCF7713

DSCF7715

As saladas frias sabem tão melhor nos dias de Verão! Nestes dias invernosos sabem a castigo e não saciam. O corpo precisa de energia e pede-nos comida quente.

Preciso de um curso. Nunca fui grande coisa a fazer sopas!

12 comentários:

PINTA ROXA disse...

Pois eu como saladas em qualquer altura do ano, gosto muito mas claro a sopa quentinha aconchega o estomago muito melhor nestes dias frios.
Faço sempre sopa ao domingo, e quando acabar, acaba...

Na Província disse...

Que optimo aspecto e hoje já vou experimentar :)
Beijinhos

Ana Nunes disse...

Eu por acaso também não gosto muito de comer salada com o tempo frio.
Experimenta sopa de lentilhas! É muito bom e muito aconchegante.

ana disse...

1 sopa que nos deixa bem quentinhas:

açorda à alentejana: migar alho e coentros para o prato da sopa. Cortar fatias de pão (eu uso pão duro, ou se não sobrou de véspera chapata) esfregar o pão no migalho de alhoe coentros. Escalfar um ovo, colocar por cima do pão (temperar com um pouco de pimenta moída na altura). regar com água a ferver temperada de sal.

Se quiseres podes também colocar restos de bacalhau cozido.

Sara Freitas disse...

eu agora faço sempre sopas cuja base é feijão (manteiga), grão de bico ou feijão frade. Depois junto os legumes que tiver, triturados ou tipo entulho como me apetecer na altura. Normalmente toda a gente gosta,até crianças e adolescentes... :)

Raquel Úria disse...

Ana e Ana: Que boas ideias! Gosto muito de lentilhas e esse caldo à alentejana... só de pensar... hum!

Sara, essas são precisamente as que nunca me saem bem. Estás a ver como és mais talentosa!

Nani Andrade disse...

Eu no inverno não como tanto saladas frias. Sopas ou legumes salteados. Como sou preguiçosa, compro embalagens de misturas congeladas e vão prá frigideira saltear em azeite e alhinho. Oh yeah. Os miúdos aqui em casa também gostam.

Débora disse...

Eu cá gosto muito das duas coisas, todo o ano :) Mas quem me tira a minha sopinha, tira-me tudo! Nunca faço nenhuma em particular, limito-me a abrir o frigorífico e deitar na panela o que lá tenho. Depois escolho um verde e coloco no fim, sem triturar :) se ficar muito grossa (geralmente fica pq cozo com pouca água) acrescento água até ficar com uma consistência mais agradável... nós gostamos! :)

Raquel Úria disse...

:) Também gosto dos vegetais assim, Nani.

Débora: gostava muito de fazer parte desse grupo, para quem a sopa é imprescindível. Infelizmente, passo muito bem sem ela!

Bombom disse...

Olá Raquel
Como sabes tenho um blog de Culinária, mas nunca lá pus receitas de sopa por pensar que toda a gente sabe fazer. Santa ignorância a minha!
Agora fiquei com vontade de falar lá sobre este tema, tão importante. A Sopa faz parte integrante da dieta Mediterrânica, muito recomendada por ser muito saudável, pois prepara o estômago para receber os outros alimentos. Depois, porque contém água, vitaminas e sais minerais. A base de uma sopa é a cebola ou o alho francês, a batata, a abóbora ou a cenoura para engrossar o caldo e os vegetais para lhe darem um aspecto colorido e acrescentarem valor nutritivo. Podem enriquecer-se juntando um pouco de carne ou ossos (vaca, porco ou frango).
Para quem tem pouco tempo para cozinhar ou não gosta de o fazer, uma vez por semana pode cozinhar a base: Põem-se a cozer 2 cebolas grandes e uma fatia de abóbora em 3 litros de água. Estando cozidas trituram-se com a varinha. Dividem-se por duas panelas pequenas. Numa juntam-se folhas de espinafre bem lavadas e meia chávena de café de arroz lavado. Na outra deita-se um pouco de couve lombarda e duas cenouras cortadas em quadradinhos. Junta-se 1 colher de sopa de azeite a cada panela, tempera-se de sal e deixa-se cozer.
Ficas assim com 2 tipos de sopa e podes variar durante a semana. Se reciclares as caixas dos gelados, podes fazer doses para 2 pessoas (4 conchas) e congelar. Na véspera passas 1 caixa para o frigorífico e fica a descongelar.
Bjs. Bombom

Bombom disse...

Lembrei-me que no Cinco Quartos de Laranja, a Laranjinha tem muitas sugestões óptimas para sopas. Bjs. Bombom

Raquel Úria disse...

:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...