sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

pequenas tradições nossas


DSCF8651
antes
DSCF8656
durante
DSCF8655
durante
DSCF8659
durante
DSCF8668
durante
DSCF8677
depois

É curioso quando nos apercebemos que algum pequeno hábito nosso se tornou uma tradição familiar. Foi há uns anos que comecei a fazer biscoitos para oferecer no Natal e tornou-se a minha função manter o que antes era a avó a fazer, dizia-me o meu irmão no dia 25.
Passar horas em frente ao forno nos dias que antecedem a consoada pode ser uma tarefa muito mais interessante do que parece. Amassar, apurar e estender a massa é relaxante. Rechear e cobrir os biscoitos é divertido, pode ser bastante criativo e inclui a melhor parte: ir provando e comendo todos os que saem menos perfeitos ou partidos (e, claro, às vezes parto alguns propositadamente!). É bem verdade que, depois de algumas horas debruçada sobre a mesa a espalhar farinha e recortar biscoitos, começam a doer-me as costas e só me apetece dormir 14 horas seguidas, mas depois vem o que mais gosto: embalar os biscoitos para oferecer! Fitas, laços e laçarotes... 


Massa:
125g açúcar
250g farinha
125g de margarina 100% vegetal
1 ovo
1 c.c. gengibre em pó
aroma de rum q.b.

Recheio:
Doce de Leite (Bonne Maman)

Polvilhar com icing sugar.

DSCF8673
depois

8 comentários:

Ana Nunes disse...

que aspecto apetitoso!!! :)

Mariana Neves disse...

Aiiiii que bom aspecto! Vou já juntar esta à lista de receitas que tenho que experimentar! :)

martaoliveira82 disse...

Nham nham!

Bombom disse...

Erva Cidreira, ficaram lindas as tuas Bolachinhas de Natal. De certeza que os que as receberam ficaram encantados. Realmente estes mimos dão-nos muito trabalho, mas a alegria dos presenteados, compensa tudo! Festas Felizes! Feliz Ano Novo. Bjs. Bombom

disse...

Lindos, lindos, lindos, fiquei com vontade de os fazer também. E as embalagens, como as fazes para ficarem estreitas e altas?

Nani Andrade disse...

Que bonitas. :)

Raquel Úria disse...

Sofia: este ano, pela primeira vez, usei saquinhos comprados já feitos. Assim ficam mesmo estreitos e altos! Foi uma amiga que os comprou numa loja especializada só em sacos, cá em Lisboa. Posso pedir-lhe a morada, se quiseres (não tenho a certeza se fica no chiado ou na zona das amoreiras).

disse...

Ah, pensei que os tinhas feito. Sim, já agora, pergunta, sim. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...