quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

as muitas vidas de um bouquet



Comprei este bouquet há 3 semanas. Os cravos entretanto abriram mas continuam mesmo bonitos aqui na sala. Para as flores durarem mais tempo é importante limparmos os caules, cortarmo-los em viés e não deixarmos nenhumas folhas ou partes de folhas submersas. Outra coisa que faço é mudar a água ao fim de 3 ou 4 dias e juntar sempre uma gotinha de vinagre ou de lixívia (altera o pH da água e evita a proliferação de bactérias). Eu uso uma gota de vinagre de cidra ou de framboesa porque não tolero bem o cheiro a lixívia e estes nem se sentem. Ao fim de algum tempo, se os caules começarem a ficar em mau estado, devem ser lavados e cortar-se uns centímetros acima. Outra coisa que gosto de fazer quando compro bouquets é separar os diferentes tipos de flores (ou verdes) e uniformizar cada jarra. Gosto mais de as ver assim e torna-se mais fácil a manutenção.





11 comentários:

Filipa Rosário disse...

maravilhoso raquel.

Trabalho a 4 mãos disse...

Informações muito úteis para quem gosta de ter sempre flores em casa, muitas vezes paro o carro para as apanhar junto às bermas da estrada. Tenho sempre uma tesoura guardada na mala do carro para estas eventualidades :)
Bom fim de semana
Sílvia

Catarina disse...

Oh cunhada, olha que a lixívia tem o pH básico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito básico! :)

Raquel Úria disse...

É verdade, Catarina. Como uso sempre vinagre expliquei mal. No fundo acho que tem o mesmo efeito por alterar o pH da água (seja para cima ou para baixo). Será?

Raquel Úria disse...

Já corrigi. Obrigada. :)

Catarina disse...

:) nao faço ideia, mas deves ter razao.
**

R. disse...

Ai... só agora é que vi. Tu guardaste o meu embrulho...
(ooooooohhhhh) :)

Tão foffi*

Raquel Úria disse...

E as fitas são mesmo giras, R.! Tenho que lhes arranjar uma segunda vida. Está na mesa para me servir de lembrete para uma coisa.

R. disse...

As fitas foram as que usei para prender os corações/legenda das bolachas de manteiga nos frascos/presentes de Natal. Também as adorei. Quando vieres cá, levo-te à loja. É no Girassolum e tem a tua cara, cheia de tecidos, botões, fitas, lãs... Vais adorar :)
Beijinhos*
Miss u :)

Raquel Úria disse...

Chama-se "conta a conta" e fica do lado direito, num canto? Não vou lá há anos mas ainda tenho botões deles! :)

R. disse...

Bingo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...