terça-feira, 24 de maio de 2011

I surrender

Sou defensora das espécies autóctones, gostava que cada região mantivesse os seus tesouros e, se é verdade que há espécies exóticas lindíssimas, prefiro vê-las no ambiente natural do que ceder à pressão de as querer para mim. É por isso que não gosto de araras ou papagaios como animais de estimação, da mesma forma que não gosto de plantas tropicais nos nossos jardins portugueses. Mas o mundo está cada vez mais pequeno e uniforme, as pessoas gostam de  prender a beleza e fugir a isto já é quase impossível. Nos meus vasos cá em casa já tenho inevitavelmente algumas invasoras. Raramente me oferecem plantas que não o sejam. E confesso, os jacarandás (Jacaranda mimosifolia, D. Don) espalhados por toda a cidade de Lisboa, são o atentado mais bonito de todo o sempre. Quase me comovo a olhar para aquela explosão de cor, quando diariamente saio em direcção às Amoreiras no Marquês de Pombal. Ou mesmo aqui, ao lado de casa.


5 comentários:

Anónimo disse...

eu gostomesmo é de amendoeiras em flor, adoro...

ervadoce

R. disse...

Eu sou mais como a erva doce :)

Raquel Úria disse...

Eu também prefiro as amendoeiras, foi precisamente o que disse. As amendoeiras são nossas, estas não. Só assumi que acho os jacarandás do Parque Eduardo VII bonitos. Se calhar pareci muito liberal. :)

Tina Oliveira disse...

[jacarandá] É, não é? E os tapetes de lilás nas ruas... (raquel)

Débora disse...

Olha, eu nem sabia que estas árvores não são nossas, mas há que tempos que passo por elas na rua (existem em dois ou três sítios a caminho de Alverca) e me apetece fotografá-las e dizer o quanto as acho bonitas. Ainda bem que o fizeste tu, já aprendi alguma coisa hoje :)

(e percebo que já não venho cá há tanto tempo :( tenho saudades! de ler e escrever. acho que finalmente chegaram dias mais calmos, vamos ver!)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...