quarta-feira, 4 de maio de 2011

bolo de chocolate


Não é um bolo húmido e cheio de cremes, recheios e coberturas. Ou seja, é o meu bolo de chocolate relativamente inofensivo para a linha, um paradoxo.







Açúcar louro
Ovos (2)
Leite M.G.
Vaqueiro
Farinha
Fermento em pó
Cacau em pó
Aroma de baunilha ou rum
Açúcar em pó (polvilhar)

8 comentários:

Cilocas Mîrza disse...

Raquel, és a delícia em pessoa! ;)
Já agora, açúcar louro é o açúcar amarelo?

R. disse...

Amo de paixão a base com os corações...

disse...

Nunca consegui fazer um bolo assim, bonito, bem cozido, sem estar queimado por fora ou cru por dentro... qual é o segredo.

Andreia disse...

e as quantidades?

Selma Tabita disse...

Também tenho aqui por casa uma receita de bolo de chocolate para fazer! As tuas fotografias andam tão bonitas Raquel!! =)

Tina Oliveira disse...

Por falar de bolo e chocolate, confesso que nunca mais me esqueci do teu maravilhoso bolo "Floresta Negra"... o melhor de todos que já comi. (raquel)

Raquel Úria disse...

Cila: é açúcar amarelo, sim. Cresci a ouvir chamar-lhe louro mas começo a perceber que não é vulgar. :/

R. de Rita: Gostava de ter uma palavra mais chique para ti, mas a base com os corações é mesmo: ikea.

♥ (Sofia, não é?): Acho que estás a exagerar. Isso é falta de paciência ou excesso de modéstia? Porque depende mesmo muito da forma, do forno, do tipo de massa... mas acho que o melhor é quase sempre aquecer previamente a 180º, colocar no forno e só voltar a abri-lo passados 25 ou minutos. Caso já pareça cozido à superfície, espetar um palito e ver se vem seco. Se sim, óptimo, está pronto, caso não, fechar mais 10 minutos e repetir até estar bem. Retirar a forma do forno e esperar 10 minutos antes de desenformar. Mas sei lá... varia tanto de bolo para bolo!

Andreia: fiz a olho. Pego na embalagens e verto, raramente meço porque depende da cor que pretendo e da cor do cacau, se nos apetece mais doce ou menos...

Selma: Isso vindo de quem vem até me deixa "babada". :)

Raquel: É o meu bolo preferido! Pena dar tanto trabalho. E nem sempre se encontram ginjas à venda. Mas gosto mesmo, ainda bem que me lembras, acho que nesse dia foi a última vez que fiz, imagina!

Estou tão comunicativa hoje! Estou cheia de trabalho por fazer e a ver se protelo a coisa...

disse...

Sofia, sim, lol. É verdade, ainda não consegui cozer bem bolo nenhum, tive um que esteve lá muito perto, mas podias ter algum truqe, sei lá alguma coisa wue funcionasse, eu tb fecho e depois espeto o palito, mas normalmente já está a queimar por fora quando por dentro o palito ainda vem muito molhado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...