domingo, 23 de janeiro de 2011

Pavlova de Maracujá


Tinha passado a receita para um caderno já há meses, enquanto via um bocado de um programa da Nigella. Desde então, fui adiando porque achava que seria muito difícil de fazer e tinha receio que não saísse bem. Nada disso, não só funciona como é tão, tão, tão, mas tão boa, que agora só tenho pena de já ter acabado e vou ter mesmo de a fazer mais vezes.



Peguem numa taça de vidro e esfreguem um limão cortado a meio pelo interior da taça para retirar possíveis gorduras e as claras em castelo montarem melhor. Coloquem 4 claras de ovo na taça e batam até começarem a formar montinhos, não precisam de estar em castelo muito firme. Continuem com a batedeira no máximo e vão acrescentando, uma de cada vez, até perfazerem 16 colheres de sopa de açucar granulado branco (4 colheres por cada clara). Deve obter-se um creme espesso a que se adicionam 2 colheres de sopa de farinha Maizena (amido de milho) e uma colher de chá de vinagre de vinho branco (eu usei vinagre de framboesa, tanto faz). Envolve-se suavemente com uma espátula ou brevemente com a batedeira no mínimo para não perder o ar.

Liga-se o forno a 180ºC para ir aquecendo. Num tabuleiro de forno, plano, coloca-se uma folha de papel vegetal culinário onde se desenha um círculo usando lápis e um prato (eu usei um prato de tamanho intermédio, para entradas). Com ajuda da espátula ou de um salazar, coloca-se a mistura cremosa no centro do circulo e molda-se para ficar com a mesma forma circular e plano (tanto quanto possível) na superfície. Uma espécie de cilindo baixinho! Coloca-se o tabuleiro no forno, fecha-se e porta e, logo de seguida, baixa-se a temperatura para os 140ºC. Deve ficar cerca de 45 minutos e depois basta desligar o forno e deixar arrefecer lá dentro. O ideal mesmo é fazer-se a receita num dia à noite, deixar o merengue toda a noite no forno a arrefecer e terminar a pavlova na manhã seguinte para ser a sobremesa do almoço.

Depois de pronta e fria (vai rachar, é normal, não se assustem) devem invertê-la e empratá-la com a face do papel vegetal para cima. Cobre-se com natas (200g de natas bem frias, batidas juntamente com uma colher de chá de açucar granulado) e depois com o conteúdo de 5 maracujás (maracujá em lata também serve, foi o que usei). E pronto! Fica indescritivelmente bom, a acidez dos maracujás corta o açucar do merengue e só quero que provem. *




6 comentários:

Sofia Quintela disse...

Que optimo aspecto!!

Débora disse...

Recambiada directamente para a pasta "a fazer" LOL

(vou tentar não voltar ao teu blog à hora do lanche...)

sílvia vermelhomorango disse...

fiquei sem palavras.

Raquel Úria disse...

Experimentem, aconselho mesmo. Não podemos é comer coisas destas todos os dias, como é óbvio...

Catarina disse...

Hmmmmmmmmm, ai Raquel!!! Aqui há tempos (mto tempo) tb meteste uma receita parecida mas com frutos vermelhos, que tb tinha optimo aspecto!!!! Eu nunca fiz nem sequer nunca provei! Já sabes, qdo voltarmos para Portugal queremos um desses para boas-vindas ;) Obrigada.lol

Raquel Úria disse...

Catarina: done! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...