terça-feira, 14 de dezembro de 2010

pão quente em casa

Quer se tenha máquina ou não, fazer pão em casa não é difícil. Amassar à mão não é coisa que quem trabalhe fora consiga fazer com frequência, mas nem que seja uma vez por semana, ao sábado, faz-se bem. Podem até fazer em maior quantidade e congelar para os outros dias - descongelado na torradeira também é pão quente!


Gosto de misturar as farinhas e fazer as minhas próprias escolhas mas, para variar uma vez por outra, ou só porque é mesmo muito mais rápido e prático, gosto das farinhas prontas para pão da marca Nacional. O slogan "O que é Nacional é bom" já não se ouve mas nunca foi tão verdadeiro - não há melhores massas, farinhas, bolachas ou cereais. E mesmo com as misturas pré-feitas, há espaço para inventar. Eu gosto de juntar nozes (e às vezes também sultanas e pinhões) à mistura para Brioche. É pouco doce mas prefiro assim, e também se pode acrescentar açucar a gosto. Fica muito bom.

11 comentários:

Cilocas Mîrza disse...

Deve estar muito bom, deve. Nham ;P

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

ora aí está uma coisa que nunca faço... dá muito trabalho e somos muito a gostar de pão cá em casa!

Raquel Úria disse...

Rute, a Bimby faz a massa, não faz?

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

sim, tem até um programa que amassa o pão como se fosse à mão.
mas com pão quente sempre aqui à porta de casa, de todos os tipos, não me consigo dar ao trabalho.

Débora disse...

Eu gostava tanto de ter uma máquina de fazer pão... (e uma iogurteira e... gostava tanto de ter tanta coisa! um dia caso-me só para poder fazer uma lista! LOL)
Não sei se me atrevo a experimentar fazer à mão, tens alguma receita? Parece-me uma coisa muito elaborada e porquita :)

Raquel Úria disse...

Só para experimentares é possível que o mais simples seja mesmo comprares uma mistura já feita (escolhe uma de que gostes na secção das farinhas, em qualquer hipermercado). Basta juntares 500g dessa "farinha" com a quantidade indicada de água (tépida, se estiver muito fria não activa o fermento e se estiver quente pode matar as leveduras). Lavas MUITO bem as mãos, colocas a farinha numa taça e abres-lhe um buraco no centro onde colocas a água. Depois é meteres literalmente as mãos na massa. Fazes exercício e tudo. Amassas até à massa estar homogénea, fazes uma bola e deixa-la repousar cerca de 1h a 1h30 num local com temperatura ambiente agradável (se possível uns 18, 20º, por aí). Vai crescer, depois podes esticar a massa e colocá-la numa forma de bolo inglês untada com um bocadinho de margarina ou óleo vegetal (forrada a papel vegetal é mais fácil desenformar). É nesta fase que juntas sementes ou frutos secos, caso queiras. Deixa-a repousar mais uns 30 minutos porque ainda vai crescer e aderir melhor ao formato da forma. A seguir, forno a 180º durante cerca de 50 minutos (também depende muito do teu forno e de preferires o pão mais ou menos escuro). Parece complicado mas na maior parte do tempo vai estar a crescer sozinho e tu podes estar a fazer outras coisas. Pronto, depois desta descrição estou mesmo feliz por ter máquina. lol Olha que há algumas boas e muito acessíveis. E este trabalho todo compensa o cheirinho que se espalha pela casa, vais ver. *

Débora disse...

Oh, obrigada Raquel! E desculpa o trabalhão que te dei! Vou experimentar, mesmo! :) Quando o fizer, mostro-te o resultado!

Beijinhos!

Raquel Úria disse...

Se colocares em simultâneo um recipiente com água no forno, acho que ajuda na cozedura. Quero ver o resultado, sim. :)

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Bom, com esta tua argumentação, dei-me ao trabalho de ir ver quanto tempo demorava na bimby e era só despejar farinha normal, fermento de padeiro, água e sal que aquilo batia e veloidade espiga. Fiz 8 bolinhas saloias, acho que podia ter ficado mais tempo a levedar, mas não ficou mau e não tive trabalho nenhum.
só tu, Raquel!

Raquel Úria disse...

Agora é ires treinando e não vais querer outra coisa. É que depois o pão de compra começa a não te saber assim tão bem.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

acredita que fiz mais pelo dinheiro que outra coisa... hoje vou experimentar outra receita da bimby. há dezenas de receitas para pão saloio/rústico/bolinhas, etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...