quinta-feira, 11 de junho de 2015

receitas doces para o fim-de-semana



Que me lembre, nunca tinha estado ausente do blog por tanto tempo sem ser em férias. Chega o calor e fico tão ocupada a viver e a aproveitar sofregamente cada segundo, que não é fácil sobrar tempo para vir aqui. O frio regressou ontem para nos cortar este incrível pré-verão e eu retomo a minha disponibilidade - por pouco tempo, espero!
Ontem foi Dia de Portugal, feriado a uma quarta-feira, o que faz desta semana um soberbo conjunto de duas mini-semanas. Hoje é como se fosse segunda-feira mas amanhã já é sexta!

Nos próximos dias, e a aproveitar a renovada vontade de cozinhar trazida pelo tempo frio, tenho planos para experimentar:

Tarte de amêndoas e framboesas
 
140 g de manteiga amolecida + 1 noz de manteiga para untar a forma
140g açúcar
140g de farinha + farinha extra para untar a forma
125 g. de amêndoa moída
200 g. de framboesas 
2 ovos M
1 colher de chá de extrato de baunilha
Amêndoa laminada para decorar
Icing sugar para servir
 
(1) Pré-aquecer o forno a 180ºC.
 
(2) Untar uma forma de 20 cm.
 
(3) Numa taça, misturar muito bem as amêndoas moídas, a manteiga, o açúcar, a farinha, os ovos e o extrato de baunilha.
 
(4) Colocar metade da massa na forma, alisando a parte superior. Repartir as framboesas sobre a massa. Cobrir com a massa restante e repartir as lâminas de amêndoas pela superfície.
 
(5) Levar ao forno cerca de 50 minutos a 180ºC, com calor só por baixo, até que adquira um tom dourado e, ao introduzir um palito no centro, ele saia limpo. Retirar do forno, deixar esfriar e desenformar. Servir polvilhado com icing sugar.


Divirtam-se também. Bom apetite!

8 comentários:

Catarina disse...

Olá Raquel!
Como eu te compreendo, nos últimos dias também tenho andado mais ausente do meu blog. Tenho vivido e aproveitado tanto que a Internet ficou um bocadinho de lado. Na minha opinião faz parte e também é preciso. Engraçado como os dias mais frios nos pedem casa e especialmente cozinha! Também tenho planos semelhantes aos teus para o fds :)
Beijinho grande e obrigada pela partilha das receitas!

Unknown disse...

Aqui pela costa alentejana o tempo também está xoxo! O fim‑de‑semana vai ser preenchido de amigos cá em casa, por isso somos muitos a comer e a inventar na cozinha! O doce fica por minha conta e essa tarte já está no cardápio!!!! Obrigada pela partilha!!! Beijocas!!!!

Raquel Úria disse...

É mesmo, Catarina, umas pausas da internet também nos fazem muito bem. É preciso equilíbrio em tudo, não é? Espero que o vosso fim de semana esteja a ser bom. *

Raquel Úria disse...

Xana, fico sempre com inveja boa quando mencionas a costa alentejana! :) Que fim de semana bom por esses lados! Conta como correu a receita, ainda não a experimentei! Bjs

Catarina disse...

Sem dúvida que tens toda a razão minha querida!
O fim de semana foi no sossego, numa primavera que mais parece Outono!
Beijinho enorme e boa semana!

Unknown disse...

Raquel, fica o convite para vires até cá e nos conhecermos!! Estou a embarcar numa aventura que me parece que vais gostar... Depois conto mais!!!!
Quanto á tarte ficou uma maravilha! A madrinha do meu pirralho já há cerca de 7 anos que vem cá sempre comemorar o seu aniversário, e este era o bolo para cantarmos os parabéns! O puto estava eufórico com o facto de ter ajudado a fazê-la e, talvez por isso, tenha ficado tão, mas tão boa! Além de bolo do 39º aniversário, acabou por ser bolo de uma outra comemoração... É que a madrinha aproveitou o facto de estar esta nossa "família de coração" quase toda junta ( com ligações skype para o Dubai e para Castelo Branco) para anunciar que vem aí mais um bebé! Enfim, foi o bolo perfeito para as comemorações felizes de um fim de semana de amigos!
Sem qualquer ideia de provocar inveja, beijos da Costa alentejana, directamente para ti!!!

Raquel Úria disse...

Xana, esse convite é do mais simpático e querido que pode haver, mas acho que sou demasiado introvertida para tanto! Quem sabe num dia em que me sinta muito aventureira... :) Aliás, talvez um dia ainda seja eu a desafiar-te a vires cá a Lisboa. Trabalho num colégio com duas Bibliotecas e pertenço à equipa que dinamiza as atividades por lá... muitas delas envolvem contar histórias e andam em torno dos livros infantis, era bem giro vires um dia visitar-nos - ou organizarmos lá um workshop!

Fiquei curiosa quanto à aventura em que estás a embarcar. Fico à espera.

Que bom que a tarte correu bem e ainda "recheou" um dia já tão especial. Sei bem o que é isso de ter amigos longe, uns por cada canto, e a alegria de nos juntarmos - nem que seja pelo skype! Mesmo bom!

Unknown disse...

Oh! Fiquei corada! ;) pensa no convite a sério! Posso arranjar-vos um sítio giro para ficarem e depois sirvo de guia e podemos conhecer-nos pessoalmente!
Quanto á ideia dos worshops não é nada descabido... Já fiz para miúdos e para graúdos! São públicos e abordagens diferentes, mas ambas altamente divertidas e recompensadoras! Hum... Havemos de falar nisso mais a sério!!!
Quanto á minha aventura... Também envolve livros infantis... E não há nada do género nesta imensa costa alentejana... As burocracias e as condições de apoios é que não estão na fáceis de ultrapassar...! Adorava poder atirar-me a isto de cabeça, mas há que pensar nos custos... Nos muitos custos! Está a ser mais complicado do que inicialmente pensei... Mas acabará por acontecer!!!
Beijocas desta costa, Xana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...