terça-feira, 14 de outubro de 2014

bacalhau com broa



Outono, Outubro... pratos de forno!

O meu Bacalhau com broa (4 pessoas)

1 couve lombarda
4 postas de bacalhau
1 lata gd de grão cozido
1 broa de milho
Alho em pó
Bastante azeite v.e.
sal q.b.

Cozi a couve (cortada) em pouca água, temperada com sal. Quando estava quase cozida, encaixei em cima o tacho de cozer a vapor e deixei as postas de bacalhau (bem demolhadas) alguns minutos para irem cozinhando.
Numa travessa de ir ao forno reguei o fundo com azeite e cobri-o com grão de bico cozido. Por cima levou a couve cozida muito bem escorrida. Temperei com alho em pó. As postas de bacalhau já quase cozidas entraram por cima da couve, com a pele virada para baixo. Cobri as postas com broa de milho esfarelada, polvilhei novamente com alho em pó e reguei abundantemente com azeite. Vai ao forno até a broa tostar e ficar com esta cor dourada.

Sabores muito tradicionais para aconchegarem a alma nos dias agrestes.


5 comentários:

Catarina disse...

Aqui em casa adoramos este prato!!
Uhmmm até fico com àgua na boca só de me lembrar do sabor!!
Beijinhos

PINTA ROXA disse...

Eu chamava-lhe um figo, pena a minha filha não comer grão...

ei! kumpel disse...

Hum, a tua receita deve ficar óptima, nunca comi com grão, mas adoro grão. Tenho muitas saudades de comer bacalhau com broa, aqui nunca encontrei broa à venda e por isso nunca posso fazer este prato. Em Portugal fazia com muita frequência. beijinhos

Sara Freitas disse...

Apesar de ontem não ter sido um dia frio (muito pelo contrário) devido a este post andava ansiosa por fazer esta receita e fiz mesmo. Gostei TANTO! Repeti umas duas vezes e só não comi mais porque fiquei com medo de ficar mal-disposta! Sempre gostei muito de grão mas nunca me tinha lembrado de fazer no forno com o bacalhau. Aprovadíssima a receita e muito obrigada pela partilha desta maravilha!

Raquel Úria disse...

:)

Que feliz que eu fico, Sara!
Também tenho lá os ingredientes em casa à espera de repetir a receita entretanto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...