sexta-feira, 2 de maio de 2014

flores "lá da terra"





Há uma semana estávamos à beira mar na zona do Pinhal de Leiria. Trouxe flores colhidas no dia 25 que ainda duram assim bonitas e continuam a perfumar a cozinha. Sinto-me mais em casa cada vez que olho para elas.

É estranho perceber que, agora que moro em Lisboa há mais de 5 anos, também sou daquelas pessoas que "vão à terra" visitar a família. E não me revejo nem um bocadinho nisto. Sempre gostei de ser uma pessoa do lugar que habita e faço por me sentir em casa no sítio onde estou, seja ele qual for. Quando vivia em Coimbra, sentia-me conimbricense. Quando vivia em Évora, sentia-me eborense. Lisboa não se presta a isso.

Já me mentalizei que provavelmente terei de viver aqui por muitos anos ou talvez para sempre. Até gosto de Lisboa e nem sei se conseguiria voltar a viver noutra cidade portuguesa depois de experimentar esta. Mesmo assim, não sou nem quero nunca vir a ser lisboeta.

Estou sozinha nisto? Qual é a terra que sentem como vossa? Somos do sítio onde nascemos, onde crescemos, onde temos mais família, onde vivemos mais tempo, onde moramos no momento, cidadãos do Mundo?


5 comentários:

Catarina disse...

Que flores lindas!! Sem dúvida que a tua cozinha ainda fica mais bonita! Adoro flores e a energia que elas nos transmitem!

Beijinho e bom fim de semana.

Guilhim disse...

Não estás sozinha, não senhora! E olha que eu sou moça para não saber de onde sou, se de Coimbra (onde nasci e cresci), se da Nazaré (de onde é a minha mãe e o meu rapaz, onde tenho casa e me sinto em casa) se do Souto Bom (onde tenho a família do meu pai e das melhores recordações de infância) mas tenho a certeza, depois de 4 anos de Lx, que dificilmente me vou sentir daqui! Sou beirã e provinciana com muito orgulho!

celine disse...

E eu sou oliveirense de gema ;)
E além daqui acho que do gostava de morar em Aveiro, adoro aquela cidade ;)
E essas flores...são lindas :)
Bjs

Val disse...

Pois eu sinto-me 150% Alfacinha. E apesar de ter pai e mãe brasileiros ( e consequentemente toda a família dos 2 lados) Lisboa é a cidade que adoro! bjsss

Raquel disse...

Eu sou Almadense de gema. Digo, com orgulho, que devo ser das poucas que não foi nascer a Lisboa, à maternidade Alfredo da Costa. Claro que tenho um pouco de Belver, entre o Alto Alentejo e a Beira Baixa, lugar da minha infância, de onde eram oriundos os meus avós maternos. Mas Almada é a minha terra, a minha cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...