quarta-feira, 1 de agosto de 2012

botões antigos - made in Portugal



Há uma lojinha minúscula em Alfama, na longa Rua dos Remédios, que abriu portas há mais de 80 anos. Descobri-a há algum tempo. Tem botões únicos e muito bonitos, dos que se produziam em Portugal nas fábricas que, entretanto, têm vindo a fechar as portas ao longo dos anos. Há botões em vidro e em várias ligas de dureza e brilho intermédio até às mais baratas de plástico. Se forem passear com tempo, podem mesmo ficar um bocado a conversar com o proprietário que mantém a tradição familiar, sabe tudo sobre tecidos, botões e a história dos últimos 50 anos de Portugal.  Talvez por ter só um ano de diferença da idade da loja e já ter percorrido quase todo o país a vender botões!


5 comentários:

Rúben Baptista de Oliveira disse...

muito bonito!

por falar em botões...

essas fotografias és tu que tiras ou já andam na net? é que são óptimas =)

Raquel Úria disse...

:)

Obrigada! As fotografias são todas minhas com muito raras excepções (como a do post anterior, por exemplo) mas em que refiro sempre a fonte com link.

Selma Tabita disse...

Mesmo lindos!! =)

Nani Andrade disse...

Fixe. Tenho que passar por lá.

Débora disse...

Acho que foi por causa deste post que sonhei com botões esta noite. Sonhei que ia a uma retrosaria lá no Porto, que tinha no sótão um monte de coisas antigas. Entre elas retalhos enormes de tecidos lindos a 1€ e, delícia das delícias, um saco enorme cheio de placas assim, de botões lindos de todas as cores e feitios. Diz que aquilo já não se vendia por isso perguntei quanto queriam pelo saco todo e trouxe-o para casa!!

Estou a tornar-me numa pessoa estranha, agora sonho com botões e tecidos :))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...